Revitalizações de sinalização de solo feitas pela Semob em 2023 equivalem à área de 18 campos de futebol

Nesta quarta-feira (16) houve mudança de sentido de tráfego em rua no Jardim Magnólias. Pintura de solo foi refeita no local, que ganhou também novas placas também

Revitalizações de sinalização de solo feitas pela Semob em 2023 equivalem à área de 18 campos de futebol Imagem por Secom/PMS e Texto por Secom/PMS
  • 16/01/2024 às 15:56
  • Atualizado 16/01/2024 às 15:56
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob), realiza um permanente serviço de revitalização de sinalização de solo em vias de todas as regiões da cidade. Somente em 2023, o setor recuperou 150,7 mil metros quadrados de sinalização de solo, área total equivalente a mais de 18 campos de futebol em tamanho oficial.

O serviço ocorre tanto nos principais corredores de trânsito, como as avenidas Dom Aguirre, Ulisses Guimarães e Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, além de vias secundárias e ruas em bairros, seja para recuperar pontos cuja sinalização esteja deteriorada devido à ação do tempo e o fluxo de veículos, bem como para novas demarcações.

As ações contemplam, por exemplo, pinturas decorrentes de alterações de sentido de ruas, criação de binários viários, instalação de faixas de travessia e melhorias a partir da instalação de conjuntos semafóricos, pintura de ciclovias, manutenção de lombadas e demarcações de pontos de parada e de vagas especiais, seja de transporte escolar, seja de carga e descarga.

“O trabalho não para e a Semob tem uma equipe técnica, de engenharia, responsável por analisar cada via e definir o melhor tipo de intervenção e de sinalização, de forma a dar mais fluidez ao tráfego e proporcionar mais segurança aos motoristas, pedestres e a todos aqueles que transitam por Sorocaba”, explica o secretário da Semob, Carlos Eduardo Paschoini.

Tanto é que, nesta terça-feira (16), passou a operar mudança de direção na Rua Júlio Durscki, no Jardim Magnólias. Essa via, que era de mão dupla, agora tem sentido único, no trecho entre a Rua Francisco de Loureiro até a Avenida Sorocaba. No local foram implantados 53 metros quadrados de sinalização horizontal, ou seja, de solo, e mais cinco placas de trânsito.

O mesmo ocorreu a partir do funcionamento de novo conjunto semafórico, no cruzamento da Rua Valter Luís D´Ávila com a Rua José Tótora, no bairro Central Parque, Zona Oeste da cidade, que opera desde o último dia 5 de janeiro. Ao todo, foram instalados seis grupos focais veiculares (semáforos) e 500 metros quadrados de sinalização de solo, além de seis placas de trânsito.

“Em intervenções como essas sempre há, também, a atuação de agentes de trânsito da Semob, para orientar os motoristas e coordenar o tráfego, além da instalação de cavaletes de sinalização nos arredores. Porém, a recomendação fundamental é para que os motoristas tenham sempre cautela ao trafegar, e não apenas em pontos que receberam algum tipo de alteração viária. O respeito às regras de trânsito é determinante na segurança viária”, complementa Paschoini.

Segundo a Semob, além da sinalização horizontal, em 2023 foram instaladas 3.800 novas placas de trânsito (sinalização vertical), inclusive em substituição a dispositivos que apresentavam algum tipo de desgaste. “E a população sempre pode colaborar, apontando locais em que há necessidade de melhorias de sinalização viária. Todas as demandas são checadas pela equipe do setor de Engenharia da Semob e providenciadas as melhores soluções”, frisa o secretário.

Os principais canais de contato com a Semob, para solicitação de serviços ou denúncias, são: os telefones 118 e (15) 3519-3101; o e-mail: semob@sorocaba.sp.gov.br; pela Ouvidoria da Urbes, via site: www.urbes.com.br  ou diretamente na sede da Semob, que fica na Rua Professor Dirceu Ferreira da Silva, 55, Alto da Boa Vista, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.