Avenidas têm fluxo variável de 247 mil veículos e trânsito 70% maior em horários de pico

Avenidas têm fluxo variável de 247 mil veículos e trânsito 70% maior em horários de pico Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 28/03/2019 às 11:59
  • Atualizado 12/09/2022 às 11:59
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Os dez principais corredores de tráfego de Sorocaba absorvem juntos o fluxo variável de mais de 247 mil passagens de veículos a cada novo dia útil, segundo levantamento da Urbes – Trânsito e Transportes, empresa pública vinculada à Secretaria da Mobilidade e Acessibilidade (Semob) da Prefeitura de Sorocaba. Nos horários de pico, o volume de veículos em circulação nessas avenidas aumenta em 70%. “Cabe à Urbes, com os seus profissionais e infraestrutura em equipamentos, a orientação, educação e fiscalização para garantir a melhor fluidez possível”, enfatiza o prefeito José Crespo.

O secretário de Mobilidade e Acessibilidade da Prefeitura e presidente da Urbes-Trânsito e Transportes (Semob), Luiz Alberto Fioravante, orienta a quem tem a oportunidade, sempre optar pela circulação fora dos horários de pico. Os horários com mais veículos trafegando são das 6h às 9h, das 11h às 14h e das 16h às 19h. “São carros, motos, caminhões, ônibus e bicicletas passando quase 300 milhares de vezes pelas principais vias da nossa Sorocaba. Os celulares, as discussões e outros hábitos que causam distrações ao volante não podem ter vez. As leis de trânsito precisam ser respeitadas”, enfatiza o secretário Luiz Alberto Fioravante.

O levantamento do fluxo variável é feito por radares inteligentes que contam cada vez que qualquer veículo passa. Os principais corredores da região central são as avenidas D. Aguirre (40 mil/dia) e Afonso Vergueiro (22 mil/dia). Na Zona Norte, as avenidas Itavuvu (23 mil/dia), Ulisses Guimarães (11 mil/dia), General Osório (20 mil/dia) e Ipanema. Na Zona Leste, as avenidas São Paulo (22 mil/dia) e Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes (35 mil/dia). Na Zona Sul, avenidas Washington Luiz e Antonio Carlos Comitre (32 mil/dia). Na Zona Oeste, avenidas General Carneiro (26 mil/dia) e Santa Cruz (16 mil/dia).

Apenas na avenida Dom Aguirre, que margeia o rio Sorocaba, são 40 mil passagens (fluxo variável) de veículos a cada 24 horas. Além dos emplacados na cidade, trafegam por esse corredor aqueles que passam por Sorocaba apenas para se deslocar de um município a outro da região ou que buscam algum serviço na sede da Região Metropolitana. “Cada carro é conduzido conforme a responsabilidade, experiência e os costumes de trânsito individual do seu motorista. Por isso a importância da Urbes para uniformizar o comportamento por meio dos amarelinhos e o uso das tecnologias do videomonitoramento, radares e semáforos inteligentes”, explica o diretor de Trânsito da Urbes – Trânsito e Transportes, Carlos Eduardo Paschoini.