Prefeitura de Sorocaba e Parque Tecnológico promovem projeto “Parque Aberto” para visitas ao centro de inovação

As visitas são gratuitas e ocorrem às quintas-feiras, mediante agendamento, para empresários, pesquisadores, grupos de estudantes, profissionais, entre outros interessados. O telefone para contato é: (15) 99674-8072.

Prefeitura de Sorocaba e Parque Tecnológico promovem projeto “Parque Aberto” para visitas ao centro de inovação Imagem por SECOM e Texto por SECOM
  • 24/04/2023 às 14:10
  • Atualizado 24/04/2023 às 14:10
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Prefeitura de Sorocaba e o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) deram início ao projeto “Parque Aberto”, que possibilita a visita de empresários, pesquisadores, grupos de estudantes, profissionais, entre outros interessados em conhecer o trabalho e as instalações do PTS.

Desde que teve início, neste ano, o projeto já recebeu a visita de três instituições de ensino, inicialmente em caráter piloto, somando mais de 250 alunos. As visitas são gratuitas e ocorrem às quintas-feiras, mediante agendamento. O telefone para contato é: (15) 99674-8072.

Na última quinta-feira (20), foi a vez de o Parque Tecnológico receber alunos do 4º e do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal “José Galvão Sobrinho”, do município de Tatuí (SP). Durante a visita, os estudantes, acompanhados por professores, assistiram a um vídeo institucional do PTS e participaram de uma palestra sobre a cultura do Parque Tecnológico e de inovação, ministrada pela coordenadora do projeto no PTS, Débora da Silva. Logo em seguida, visitaram as dependências do PTS, onde puderam conhecer o Fab Lab (laboratório de prototipagem), assim como as empresas e universidade instaladas no complexo e saber mais sobre os projetos que desenvolvem.

Para o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Cancellara, é muito importante que os jovens conheçam, desde cedo, esse espaço de inovação e tudo o que ele proporciona para a cidade e região. “É um centro de tecnologia, que reúne instituições de ensino, empresas e o Poder Público, visando impulsionar projetos inovadores e proporcionar capacitação para estudantes e também profissionais e empresários. Com esse projeto, aberto a alunos do Ensino Fundamental, podemos despertar nesses jovens o gosto e a vocação pelas novas tecnologias”, destaca.

Já, para a coordenadora da escola visitante de Tatuí, Cristiane de Almeida Martins, a visita ao PTS possibilitou “abrir as mentes dos alunos” para novas possibilidades. “Eles já estão comentando, falando do futuro e, agora, pensando em estudar coisas diferentes. É a tecnologia vivenciada fora do ambiente escolar. Para eles, é muito importante ter essa abertura e ampliar os horizontes. Todos saíram bastante animados”, conta.

O Parque Tecnológico de Sorocaba está localizado na Avenida Itavuvu, 11.777, no Jardim Santa Cecília. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3316-2323.