Prefeitura de Sorocaba e Parque Tecnológico firmam parceria com Centro Universitário Facens para o desenvolvimento de aplicativo destinado aos integrantes do APL Agro

Ferramenta, que reúne várias funcionalidades, é de uso exclusivo para os produtores agrícolas da Região Metropolitana de Sorocaba que fazem parte do APL Agro e já está disponível, em fase de testes, para os usuários.

Prefeitura de Sorocaba e Parque Tecnológico firmam parceria com Centro Universitário Facens para o desenvolvimento de aplicativo destinado aos integrantes do APL Agro Imagem por Secom/PMS e Texto por Secom/PMS
  • 24/05/2023 às 17:07
  • Atualizado 24/05/2023 às 17:07
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O aplicativo Agrotips é a mais nova ferramenta atualmente disponível para facilitar o dia a dia dos produtores agrícolas que fazem parte do Arranjo Produtivo Local (APL) Agro, que é sediado no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). Desenvolvido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio do Parque Tecnológico, em parceria com o Centro Universitário Facens, o recurso proporciona aos usuários funções, como o cálculo de custos de produção, análise de solo, cálculo de lâmina de água, para a correta irrigação das culturas, entre outros.

“O aplicativo foi criado para atender às necessidades do grupo de produtores que integram o APL Agro e deve ser fácil de utilizar no campo, favorecendo a rotina de trabalho desses profissionais e empreendedores”, afirma a consultora de projetos do PTS, Marimar Guidorzi. Já na apresentação do aplicativo, realizada pelos técnicos do LIGA (Laboratório de Inovação de Games e Aplicativos), do Centro Universitário Facens, o grupo de participantes, formado por produtores rurais e representantes de administrações municipais, puderam iniciar a utilização da ferramenta, em uma oficina para que pudessem ser conhecidas suas funcionalidades e sugeridas adequações, para melhoria contínua de sua usabilidade. A próxima etapa foi disponibilizar o recurso para os integrantes do APL Agro, ampliando o alcance da pesquisa.

“Uma das facilidades do aplicativo é poder utilizar o conteúdo criado pelo corpo técnico da Facens, que conta com especialistas da Engenharia Agronômica. Foi possível produzir pequenos vídeos didáticos que ensinam o produtor, no campo, como tirar sua amostragem, para análise de solo. Esse material também ajuda o produtor a entender a análise resultante, fazendo o que é necessário, tanto para diminuir custos, bem como para melhorar sua produção”, ressalta Marimar. Ela explica, ainda, que o aplicativo funciona como um aliado na questão da sustentabilidade, ao proporcionar ao usuário uma medição mais assertiva sobre a quantidade de água para a irrigação de determinada cultura. Além disso, também é possível obter, no cálculo do custo de produção, o quantitativo adequado para a adubação da lavoura, entre outras informações de relevância para o produtor.

O Parque Tecnológico, por meio do APL Agro, tem a meta de atender produtores de todos os 27 municípios que formam a Região Metropolita de Sorocaba. Portanto, o inovador recurso tecnológico, assim como outras ferramentas, encontra-se disponível para usuários de toda essa região, sendo que, atualmente, o APL já abrange 13 municípios.

O produtor Márcio Uada, da cidade de Ibiúna, foi um dos que participou da oficina, recebendo, em primeira mão, acesso ao Agrotips e as instruções para sua utilização. “Acho que esta será uma ferramenta bem útil e acredito que a ideia seja incorporar novas aplicações a ela. Este é só um começo e representa também o futuro. Outra característica importante é que atende essa nova geração de produtores, que tem uma facilidade maior em utilizar a tecnologia, funcionando, ainda, como um atrativo para permanecerem no campo e combater o êxodo rural”, ele avalia.

Leonardo Scalisse do Carmo, da Divisão de Desenvolvimento Rural da Prefeitura da Estância Turística de São Roque, também opinou a respeito da ferramenta. “Um aplicativo, como esse, vem para facilitar o entendimento dos produtores. Ainda não vi todas as funcionalidades, mas acho que é muito legal, pela forma como está levando essas informações para o produtor, para desmistificar o que é a produção agrícola, quando ela passa por todo esse desenvolvimento tecnológico que a gente tem hoje, desde a revolução verde. Isso distanciou muito o agricultor, da forma como ele fazia a produção antigamente, para a forma como ele faz atualmente. Ele não fica na ponta mais, ele é meio. E esse aplicativo faz ele ficar na ponta novamente, dando autonomia e conhecimento. Então, estou vendo com muito bons olhos essa iniciativa”, enfatiza.

“Muitas vezes, o produtor, quando não está isolado, fica perdido com o excesso de informações, vindas de muitas origens. Então, se ele encontra uma fonte confiável de informações, é bem melhor. Com certeza, será muito útil e a ideia é que possa alcançar produtores de toda a Região Metropolitana, finaliza o diretor técnico da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) Regional Sorocaba, Luiz Antônio de Proença, da Secretaria de Agricultura do estado de São Paulo, órgão parceiro do APL Agro.

Agora, o lançamento efetivo da plataforma está previsto para acontecer no início do segundo semestre deste ano.