Zona Norte conta com novo especialista em baterias

- 16/01/2015 às 18:17
- Atualizado 12/09/2022 às 18:17
A Zona Norte já conta com “O Especialista Baterias”, especializado em venda de baterias para autos, caminhões, ônibus, carrinho de golfe, vans, motos, barcos, tratores, empilhadeiras, nobreaks, máquinas e equipamentos, iluminação de emergência, além de trabalhar com baterias estacionárias.
A loja trabalha tanto as marcas mais conhecidas e originais de fábrica como outras de segunda linha.
Nesta reportagem, o “Especialista”, dá diversas dicas sobre o assunto. Com relação ao zinabre, que é o acumulo de resíduos nos terminais da bateria, Rubens afirma que a limpeza pode ser feita em casa, mas que o atendimento será mais completo em loja especializado. “Você pode fazer a limpeza com bicarbonato de sódio. Mas aqui na loja vamos verificar o nível da carga e se está carregando. Além de fazer a limpeza, a pessoa faz uma análise geral de como está a bateria”, diz Rubens Santos, com doze anos na área e com participações em grandes eventos como a Fórmula Indy. “Tem a quantidade de água de bateria que necessita de reposição. O ideal é trazer na loja para todos os testes de densidade e de eletrodos”, conta.
“É importante estar com a parte elétrica em dia”, ressalta. “O que vai determinar a vida útil da bateria é justamente as condições da parte elétrica do veículo”, continua. “A parte elétrica sem problemas, Sem fuga de corrente, sem excesso de carga do alternador, sem escova do motor de arranque desgastada, com certeza a bateria vai durar mais”, fala.
Cada veículo tem uma bateria determinada pelo fabricante conforme suas necessidades, mas quem usa bateria com especificações inferior tem o tempo estimado de funcionamento reduzido. “Vai funcionar? Vai, mas vai ter uma durabilidade muito menor porque ela é inadequada. É uma aplicação incorreta que você está usando no carro”, comenta Rubens. Também pode ocorrer o contrário. “Quem coloca uma amperagem maior do que o carro necessita é quem instalou opcionais elétricos, xenon, som forte, quem tuna muito carro. Fazem isso para ter uma durabilidade maior e suportar melhor os equipamentos do carro. Se ocorrer o contrário não vai acontecer nada, porque a tensão da bateria é a mesma (12 volts)”, garante.
Em média, uma bateria dura dois anos, mas indícios sobre o fim de sua vida útil. “Se chegou nesse ponto, está na média. Se você perceber que ao dar a partida o som desliga, ou quando for subir o vidro elétrico e ele subir muito lentamente, ou se o alarme está disparando sozinho, esses são alguns sintomas de que a bateria já não está tão boa. Existe outro indicador, que é quando o velocímetro zera. Isso ocorre muito nos carros da GM”, complementa. “Antigamente o carro não tinha quase nada para alimentar na parte elétrica. Hoje não. O carro tem tantos equipamentos elétricos que as vezes rompe o ligamento da bateria. Por isso que qualquer sintoma anormal traz na loja para a gente analisar”, termina.
O Especialista Baterias aceita todos os cartões e o horário de funcionamento é das 8h às 18h (segunda-feira a sexta-feira) e das 8h às 14h.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 15 3018-2720, 3357-7186, 98159-8257 (TIM), 11 7780-5642 / ID: 114*33087, ou na Rua Atanásio Soares, 3195, no Jardim Maria Eugênia.
A loja também atende emergências. Todas as baterias do Especialista tem homologação do INMETRO.
Dicas do Especialista Baterias para manter o bom funcionamento da bateria
Dê partidas curtas, entre 5 e 7 segundos, caso o veiculo não pegue após a terceira tentativa solicite a análise de um mecânico ou eletricista;
Não deixe luzes, rádio ou qualquer equipamento ligado quando o veículo não estiver em funcionamento;
Somente efetuar recarga este tipo de procedimento em postos autorizados que estão aptos a esse serviço;
Faça um check-up na parte elétrica de seu veículo regularmente;
Se o veiculo não for utilizado por um longo período, convém desconectar o cabo negativo;
Não ligue o carro com o som, ar condicionado, lâmpadas ou qualquer outro equipamento em funcionamento;
Faça regularmente manutenções;
Nunca feche o curto-circuito entre os polos da Bateria;
Submeta a Bateria automotiva ao equipamento de teste recomendado;
Evite danos externos as baterias automotivas e evite incliná-las mais que 45º;
Remova a corrosão dos terminais, bandejas e suportes antes de instalar novas baterias automotivas.