Visita do “Cão-terapia” diverte alunos da APAE Sorocaba

- 14/10/2013 às 13:39
- Atualizado 12/09/2022 às 13:39
Projeto promove a interação “homem-animal”, utilizando o animalzinho de estimação como instrumento de terapia.
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) Sorocaba recebeu, hoje, quinta-feira, dia 10/10, o projeto “Cão-terapia”, com a participação de quatro cãezinhos de estimação, que interagiram, de maneira divertida, com os alunos, colaboradores e apoiadores da instituição.
As brincadeiras aconteceram na quadra da APAE Sorocaba, onde os cães foram recebidos com muito entusiasmo pelos alunos, que assistiram, atentos, aos truques desenvolvidos pelos animais. “Nós treinamos os cães para que eles gostem de pessoas, podendo, assim, conviver nas mais variadas situações, sem estranhar. Levamos os cães, de forma voluntária, em instituições, associações, enfim, lugares que trabalham com crianças e adolescentes, para que eles sintam o carinho incondicional dos animais”, destacou um dos voluntários do “Cão-terapia”, conhecido, carinhosamente, como Ponciano Poncidog.
Para a coordenadora de saúde da APAE Sorocaba, Aline Leonel Rodrigues Luchesi, esse tipo de atividade é extremamente importante para os alunos. “Só de receber uma visita de fora, já é uma alegria, à parte, para os alunos. Agora, poder se relacionar com os animaizinhos e ensinar, de maneira lúdica, que o respeito deve acontecer para que o convívio seja perfeito é ainda melhor. Além disso, eles desenvolvem a parte sensorial e educativa, que, sem dúvida, é muito importante para eles”, enfatizou.
O coordenador do projeto “Cão-terapia”, José Antônio Pereira, explica que, para os animais, essas visitas são uma verdadeira “farra”. “Procuramos explicar para as crianças, durante as atividades, que, quanto mais amor dedicamos aos animais, mais amor recebemos de volta. Assim, eles brincam e aprendem coisas simples do cotidiano, como levar o cachorrinho para passear, dar ração e água”, disse.
APAE Sorocaba
Uma das mais respeitadas e tradicionais entidades da cidade, a APAE Sorocaba atende deficientes intelectuais de 0 a 50 anos de idade, assim como orienta suas famílias. Os alunos vão à escola, participam de seções terapêuticas e oficinas profissionalizantes em parceria com o SENAI Sorocaba. Outro ponto a ser destacado é o acompanhamento dos atendidos por uma equipe de médicos voluntários e outros profissionais especializados, tais como: fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, dentistas, equipe de enfermagem, professores e instrutores.
A APAE Sorocaba fica na Rua Ubirajara, 528, Vila Gabriel. Mais informações sobre a entidade podem ser obtidas pelo site: http://sorocaba.apaebrasil.org.br/ ou pelo telefone: (15) 3219-2499.