Usuários do transporte público de Sorocaba reclamam de cobrança no sistema de integração

Em um grupo do Facebook, muitas pessoas reclamaram da falta de integração

Usuários do transporte público de Sorocaba reclamam de cobrança no sistema de integração Imagem por SECOM e Texto por Ana Laura Ferreira / Jornal Z Norte
  • 22/07/2023 às 15:03
  • Atualizado 22/07/2023 às 15:03
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Munícipes reclamam que as integrações das linhas de ônibus estão sendo cobradas, em Sorocaba. Usuários do transporte público que deveriam gastar dois passes por dia, agora utilizam quatro.

As integrações permitem que o usuário troque de ônibus, para completar sua viagem, sem pagar uma nova passagem, dentro do período máximo determinado de 90 minutos. O sistema de integração permite até três integrações ou a utilização de até quatro linhas, contado a partir do pagamento da primeira passagem. Ou seja, o usuário embarca na primeira linha e pode fazer a integração com outras três linhas diferentes, se desejar.

Mas, de acordo com Francine Ponteciano, não é isso que tem acontecido. “Num trajeto do Jardim Eucaliptos, onde pego o Aldeia dos Laranjais e 10 minutos depois pego o Jardim Imperatriz, descontam outra passagem. Assim está acontecendo com várias outras linhas”, comentou. Nesses últimos dias, a situação ocorreu mais de cinco vezes. “Demorou umas 3 vezes para eu perceber”, explicou. 

Gilvanice Barbosa tem tido essas experiências ruins aos sábados, quando usa dois ônibus para ir trabalhar. Como de costume, neste sábado (22) aconteceu de novo. “Eu peguei o ônibus hoje e desci no terminal do Vitória, aí eu tive que pegar o 303 para vir trabalhar e cobrou a passagem. Então foi duas passagens hoje de manhã. Isso eu posso te falar, porque eu fiquei observando, a hora que eu entrei no ônibus que eu peguei e cheguei no terminal, fui pegar o 303, tem que passar o cartão de novo, e eles cobraram”. 

Em um grupo do Facebook, muitas pessoas reclamaram da falta de integração. Comentários como “cansada disso. Às vezes pago até três passagens” e “O meu não dá integração em lugar nenhum mais”, são comuns entre os munícipes. 

Alguns moradores procuraram a Urbes - Trânsito e Transporte para fazer a reclamação. Francine Pontenciano contou que a Urbes chegou a fazer um reembolso para ela, mas a cobrança da integração continua acontecendo. 

O diretor-presidente da Urbes, Sergio Barreto, informou que os munícipes que tiverem qualquer dificuldade para o uso da integração, seja ela qual for, podem contatar a Urbes pelo telefone: (15) 3519-3100 para checagem e solução imediata. 

Em nota, a Secretaria de Comunicação de Sorocaba explicou que a integração continua funcionando normalmente. “A Urbes - Trânsito e Transportes explica que a integração física, aquela que ocorre dentro dos terminais, é garantida a todos os usuários e atende a todas as regiões da cidade. Já, a integração temporal, realizada fora dos terminais, apresenta regras de utilização por tempo, linha e sentido de direção e, portanto, quando existe alguma dificuldade sobre seu funcionamento, é necessária uma avaliação específica sobre qual seria a tentativa de utilização do serviço realizada pelo usuário. Em linhas gerais, tanto a integração física, quanto a integração temporal, estão funcionando normalmente, atendendo a milhares de viagens de usuários do transporte público diariamente”. 

 

Regras de Uso

Segundo a Urbes, o sistema de integração não permite que o passageiro desembarque da linha durante o caminho e tente pegar a mesma linha, no mesmo sentido, outra vez. Da mesma forma, não é permitido que o usuário faça o percurso de ida e volta com o pagamento de uma única passagem, na mesma linha.