Tropeada chega a Sorocaba para partiricpar do Desfile dos Tropeiros e da 2ª Cavalgada Solidária

Sorocaba 28 maio / 2022 às 18:31

No início da tarde deste sábado (28), a Prefeitura de Sorocaba, representada pelo prefeito Rodrigo Manga, recepcionou a comitiva da Tropeada Itararé-Sorocaba 2022, que chegou à cidade para participar, neste domingo (29), do Desfile dos Tropeiros e da 2ª Cavalgada Solidária #AFOMENAOEFAKE!, evento que celebrará a 55ª Semana do Tropeiro. O caminho foi longo, de cerca de 350 quilômetros, com trajeto iniciado há nove dias, já nas montarias.

O local do encontro foi na ponte de acesso que liga Sorocaba a Araçoiaba da Serra, na Estrada José Ribeiro Leite, onde cavaleiros, cavalos e mulas pararam para um breve descanso. Ali, os animais fizeram mais uma parada para beber água, se alimentar e descansar à sombra, enquanto os cavaleiros também puderam fazer um lanche, no Rincão Gaúcho, e confraternizar com o chefe do Executivo sorocabano, que esteve acompanhado da primeira-dama, Sirlange Frate Maganhato, do secretário do Gabinete Central, João Alberto Corrêa Maia, e da secretária de Comunicação, Fernanda Burattini. Na sequência, todos seguiram até o Clube União Recreativo Campestre, no Jardim Guadalajara, onde os tropeiros farão o pouso.

A tropa, formada por homens, mulheres e crianças, saiu de Itararé e passou por cidades, como: Itaberá, Itapeva, Taquarivaí, Itapetininga, Sarapuí e Araçoiaba da Serra. Entre os viajantes, também estava o vereador de Taquarivaí Leandro Rodrigues Estevam.

“É uma grande alegria poder, mais uma vez, participar desse evento que é, sobretudo, um resgate da nossa cultura e das tradições tropeiras que envolvem tantas cidades da região. Agradeço por prestigiarem nossa cidade e levarem por todo o trajeto também a bandeira de Sorocaba”, disse o prefeito Rodrigo Manga.

Um dos líderes da tropa é igualmente um dos fundadores do Caminho Resgate Histórico, João Ventura, iniciado em 2004. “Esse é o 16º ano que faço esse caminho. Participam representantes de cerca de 35 cidades. Mesmo com dois anos sem fazer, em razão da pandemia, agora estamos de volta. Nossa luta é para essa tradição não desaparecer”, ressaltou o cavaleiro.

Já, na manhã deste domingo, a partir das 9h, eles se juntam a muitos outros cavaleiros para participar do tradicional Desfile dos Tropeiros em Sorocaba, que, neste ano, se une à 2ª Cavalgada Solidária #AFOMENAOEFAKE!. A concentração será às 8h30, no Clube União Recreativo Campestre, com destino ao Parque das Águas, no Jardim Abaeté, onde haverá uma grande festa, passando em frente ao Monumento ao Tropeiro, próximo à Santa Casa de Misericórdia, na Avenida São Paulo, local onde o grupo receberá a costumeira benção.

No ponto final do percurso, no Parque das Águas, os participantes poderão conferir uma grande festa, com festival de hambúrguer, exposição de fotos e diferentes artigos tropeiros, além da apresentação da Orquestra de Violas “Zé Franco” e do grupo do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) “Fronteira Aberta”.

O objetivo da Prefeitura de Sorocaba, ao promover esse importante evento, é resgatar a cultura Tropeira do município, mantendo viva a memória a respeito da participação da cidade no desenvolvimento do Ciclo do Tropeirismo, além de arrecadar alimentos para a campanha #AFOMENAOEFAKE!, organizada pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS).

Poderão participar da festividade comitivas e todos aqueles que desejarem, levando também seus animais de monta. A orientação é que os animais estejam com sela e demais equipamentos necessários para a cavalgada, com todo zelo e segurança. Será proibido participar do evento com cavalo magro ou machucado. Os animais deverão estar com ferradura e freio. Não poderá ser utilizada espora ou chicote, sela sem baixeiro, charrete com som alto, bem como consumir bebida alcoólica no momento do desfile. Também será proibido esbarrar o cavalo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 99722-2205.


Mais Notícias