Trabalho amplo e contínuo garante o patrimônio verde de Sorocaba

Trabalho amplo e contínuo garante o patrimônio verde de Sorocaba Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 15/08/2018 às 10:32
  • Atualizado 12/09/2022 às 10:32
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Prestes a completar 364 anos e com quase 700 mil habitantes, Sorocaba é considerada uma cidade desenvolvida, tecnológica e com infraestrutura capaz de atrair grandes indústrias. Mas não é só isso: o município também oferece qualidade de vida à população. Uma das ações do governo municipal que contribui para isso é a arborização urbana.

De acordo com dados do Censo Demográfico 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 82,2% das residências do município do interior paulista contam com a sombra de uma árvore. Sorocaba está à frente de outras cidades do mesmo porte do Estado de São Paulo, como Jundiaí, por exemplo, com 81,6%.

“Sorocaba é uma cidade arborizada, mas ainda temos muito trabalho a fazer, inclusive com a ajuda da população. Temos criado novos espaços públicos, como parques e praças, além das árvores que são plantadas no entorno dos equipamentos públicos e do rio Sorocaba”, destaca o prefeito José Crespo. Esses locais se integram de forma mais harmônica à paisagem urbana, valorizam os bairros e oferecem espaços de convivência, lazer e prática de atividades físicas.

Um fato que não se discute é o de que a arborização urbana contribui para a melhoria do aspecto estético das cidades. Mas, além da beleza, as vantagens de se ter uma cidade arborizada são diversas, ainda mais numa cidade quente como Sorocaba.

As árvores são um dos maiores ícones representativos da natureza e um dos bens mais valiosos. Elas são as responsáveis por regular a temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, absorvem ruídos, reduzem a circulação do vento, controlam a erosão do solo, renovam o oxigênio do ar e filtram as partículas sólidas em suspensão provenientes de agentes poluidores.

“Cada vez que plantamos uma árvore contribuímos na neutralização dos gases de efeito estufa, que são extremamente nocivos ao agravar o efeito estufa, alterando toda a dinâmica climática do planeta, afetando não apenas ao ambiente natural, mas também o construído. Além disso, a arborização funciona como um filtro natural que apresenta benefícios à população, impactando positivamente a saúde pública”, afirma o secretário da Sema, Jessé Loures.

Além dos coloridos ipês, que florescem nesta época do ano, e chamam a atenção das pessoas em diversos locais da cidade, não é difícil encontrar figueiras e sibipirunas espalhadas pela cidade.

Sorocaba também tem alguns exemplares arbóreos centenários, como um cedro, no Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim; o clone da antiga “Árvore Grande”, da avenida São Paulo; a paineira da Praça Oxford, no Jardim Europa; e três copaíbas, na Praça Márcia Mendes, no Jardim Vera Cruz.

O que está sendo feito

O Plano Municipal de Arborização Urbana de Sorocaba guia esse trabalho da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins. Uma de suas metas é o plantio de 678.873 árvores na área urbana de 2013 até 2020. De 2009 até este ano, foram plantadas mais de 800 mil árvores. Esse trabalho só é possível graças à existência da secretaria, que é responsável por coordenar as políticas públicas de arborização e promover as articulações necessárias para o alcance de bons resultados.

Sorocaba possui uma área territorial de 448.989 km², sendo que 99% encontram-se estabelecida na zona urbana (Seade, 2012). Da área total, 82,14% está em área urbana e 17,86% em área rural (Seade, 2012). De acordo com dados de cobertura vegetal no perímetro urbano de Sorocaba levantados a partir de imagens de satélite de 2012, a Zona Urbana possui 24,4% de área com cobertura vegetal, sendo que a Zona Leste possui a maior área com cobertura vegetal (31,4%) e a Zona Sul, a menor área com cobertura vegetal (19,5%).

As vias com o maior número de árvores plantadas são: avenida Itavuvu, avenida Independência, avenida Edward Fru-Fru Marciano da Silva, rua Antônio Silva Saladino e avenida Elias Maluf. Já os bairros com maior número de árvores são: Parque São Bento, Wanel Ville, Centro, Éden e Jardim Maria Antônia Prado. Os dados são do Censo Arbóreo, realizado entre 2011 e 2012, por alunos e professores do Departamento de Ciências Ambientais do campus local da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Uma das frentes de trabalho da Sema é o plantio de árvores às margens do rio Sorocaba. O plantio faz parte do projeto “Arboriza Sorocaba” e visa ampliar a cobertura vegetal e assim promover a recuperação da mata ciliar deste importante manancial como uma das ações práticas em prol de sua conservação. A equipe da Sema também realiza plantio em áreas públicas e em escolas municipais.

Um dos projetos de plantio de árvores em Sorocaba e que serve de inspiração para que as próximas gerações se conscientizarem do quanto é importante termos uma cidade arborizada é o “Cada Gol uma Árvore”, criado para garantir que cada gol marcado no Cruzeirão fosse plantada uma árvore na cidade.

Com a iniciativa, 1.608 exemplares arbóreos foram plantados em áreas públicas da cidade, o mesmo número de gols marcados no 59º Torneio Aberto de Futsal “Cruzeiro do Sul”, o Cruzeirão. A ação foi desenvolvida pela Sema e Secretaria de Esportes e Lazer (Semes), em parceria com a Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), por iniciativa do vereador Rafael Militão.

Em abril deste ano, o prefeito José Crespo entregou à população dos bairros Ipiranga e Jardim Abatiá, uma das maiores praças da cidade. São quase 30 mil metros quadrados – 11 mil de área urbanizada e 17 mil de mata ciliar. Com investimento de R$ 320 mil, a nova praça conta inclusive com sistema de iluminação de LED e consiste num centro de lazer, com bancos, academia ao ar livre e playground.

Outra obra entregue em setembro de 2017 foi o Parque Linear “Ives Yoshiaki Ota”, localizado no Jardim Morumbi. Com aproximadamente 70 mil metros quadrados, o parque conta com pista de skate, pista de caminhada e Academia ao Ar Livre.

Também no ano passado, às vésperas do Natal, o prefeito José Crespo entregou a primeira fase do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) do córrego Água Vermelha. Localizada no cruzamento da avenida Washington Luiz com as ruas Capitão Bento Mascarenhas Jequitinhonha, Abraham Lincoln e Padre José Carlos Simões, a bacia tem o entorno transformado em um parque com árvores, pista de caminhada em saibro, ciclovia, calçadas, área gramada e bancos.

Incentivo à população

Além disso, o poder público estimula que a população plante árvores nas calçadas e nos quintais e contribuam com a arborização da cidade. Para isso, durante o ano todo, a Sema realiza a doação de mudas de árvores de espécies nativas e frutíferas em dois locais da cidade: o Parque Natural “Chico Mendes” e o Centro de Educação Ambiental Rio Sorocaba (CEA Rio Sorocaba).

Desde 2013, 177.705 mudas de árvores foram doadas à população sorocabana e para prefeituras da região, sendo 57.784 apenas em 2017. “O nosso objetivo é estimular que a população plante árvores em quintais e calçadas na cidade e, assim, ajude na ampliação da área total vegetada no município, em consonância com o Plano Municipal de Arborização Urbana. E quando há possibilidade de atendimento, buscamos apoiar a arborização de municípios próximos, pois ações como essa ampliam a conectividade entre áreas verdes de nossa região, melhorando a qualidade ambiental de todo o entorno”, afirma Jessé Loures.

Nesses locais, as pessoas recebem informações sobre as características de cada espécie, com informações da época de sua floração e a altura máxima que cada uma atinge, ensinando a maneira correta de se fazer o plantio.

As espécies frutíferas, como a amora e a goiaba, por exemplo, são ideais para o plantio em quintais. Já o jacarandá-mimoso, o pau-ferro e a aroeira-salsa podem ser plantados nas calçadas. O único cuidado é que o jacarandá e o pau-ferro devem ser plantados em local sem fiação elétrica, por causa da altura que podem atingir.

O viveiro do Parque “Chico Mendes” funciona de terça-feira a sexta-feira, das 09h às 11h e das 13h às 15h. O parque está localizado na avenida Três de Março, 1.025, no Alto da Boa Vista. Na unidade, a população pode retirar até 10 mudas por mês. Já o CEA Rio Sorocaba funciona de segunda a sábado, das 9h às 13h, e está localizado na av. Dom Aguirre, 216 (em frente ao Poupatempo Sorocaba). No local, o cidadão pode retirar até duas mudas por dia.