Sorocaba se destaca entre as top 25 cidades mais inovadoras do Brasil no ranking internacional “100 Open Startups”

Sorocaba se destaca entre as top 25 cidades mais inovadoras do Brasil no ranking internacional “100 Open Startups” Imagem por Secom/PMS e Texto por Secom/PMS
  • 19/10/2023 às 19:09
  • Atualizado 19/10/2023 às 19:09
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Sorocaba, mais uma vez, foi destaque no cenário nacional. Desta vez, figurou na lista das “Top 25 Open Cities”, avaliada como uma das cidades mais inovadoras do Brasil, além de dispor de um dos melhores ambientes para a inovação e estar entre os municípios que mais apoiam startups e corporações no País.

O reconhecimento é parte do ranking “100 Open Startups”, considerado o maior e mais relevante selo do segmento na América Latina. Sorocaba disputou o prêmio com outras 243 cidades e ficou à frente de outros importantes municípios brasileiros, como Recife, Natal, Goiânia e Juiz de Fora.

O anúncio de Sorocaba no pódio do ranking internacional foi feito em festa de gala, realizada na noite desta quarta-feira (18), nos salões do Copacabana Palace, no Rio de Janeiro (RJ). O prefeito Rodrigo Manga foi representado na ocasião pelo presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), Nelson Cancellara.

Participam do evento mais de 750 atores do ecossistema de inovação, entre CEOs de startups e representantes de diversas cidades do País e de importantes organizações, entre os quais a diretora administrativa e o chefe de Gabinete da Presidência da Finep, Janaína Prevot Nascimento e Fernando Peregrino, respectivamente; o CEO da Invest Rio, Alexandre Vermeulen; e o CEO e fundador do “100 Open Startups”, Bruno Rondani.

“Esse ranking é o mais importante e reconhecido de inovação na América Latina. Sorocaba ocupa, hoje, uma posição de destaque, sendo algo muito expressivo, que envolve todo um ecossistema inerente ao setor. E o nosso Parque Tecnológico de Sorocaba, que é um dos mais importantes do País, tem participação ativa nesse reconhecimento, que é motivo de orgulho para todos nós, sorocabanos”, destacou o prefeito Rodrigo Manga. “Nossa cidade tem se destacado, cada vez mais, no cenário nacional e internacional, refletindo em diversos indicadores, incluindo posições de destaque em tecnologia e inovação. E mais essa premiação demonstra que nossa Gestão acertou ao potencializar um ambiente que propiciasse e validasse esse tipo de iniciativa”, completou o chefe do Executivo Municipal.

O presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Cancellara, também enfatizou o esforço contínuo na implementação de políticas que promovem o empreendedorismo e a inovação no município. “O Parque Tecnológico de Sorocaba é uma estrutura de inovação por excelência. E esse reconhecimento, como parte do ranking ‘100 Open Startups 2023’, só confirma a importância de a Prefeitura de Sorocaba, o nosso Parque Tecnológico e todo o ecossistema de inovação da cidade e região, de estarem mobilizados e coordenados em um único movimento, formado pelo Poder Público, universidades, incubadoras, entidades de fomento, como Fiesp/Ciesp, Sebrae e Associação Comercial, empresas e o Terceiro Setor, para tornar Sorocaba a cidade mais inteligente do País”, apontou.

O que é o ranking “100 Open Startups”

O ranking “100 Open Startups” destaca as corporações, instituições e governos líderes em open innovation com startups, ampliando seu reconhecimento e atraindo novas oportunidades de negócios, assim como as startups mais representativas para o mercado corporativo.

Além de reconhecer e premiar os principais praticantes de open innovation com startups, o ranking tem como objetivo fomentar e medir a evolução dessa prática no Brasil e na América Latina.

Por contar com critérios objetivos, baseados na quantidade e intensidade dos relacionamentos entre corporações e startups, o “100 Open Startups” é a maior e principal fonte de dados sobre open innovation na América Latina, com grande credibilidade e destaque na imprensa internacional, utilizado como referência por empresas e investidores que buscam startups.

O ranking é publicado desde 2016 pela 100 Open Startups, principal plataforma de open innovation da América Latina, com foco em promover e gerar negócios entre empresas e startups.