Sorocaba participa de Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa em Brasília
Imagem por Secom/PMS e Texto por Secom/PMS - 29/12/2025 às 12:32
- Atualizado 29/12/2025 às 12:32
O Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMPI), vinculado à Secretaria da Cidadania (Secid) da Prefeitura de Sorocaba, esteve, de 16 a 19 de dezembro, em Brasília (DF), participando da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (Conadipi). Ao lado de outros 126 delegados do estado de São Paulo, Rosa Maria dos Santos, representando a Sociedade Civil, apresentou propostas levantadas durante a XVI Conferência Estadual da Pessoa Idosa, que ocorreu em setembro, em Águas de Lindoia (SP).
O evento nacional, que teve como tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: urgência por equidade, direitos e participação”, integrou um amplo processo participativo iniciado no começo deste ano, que mobilizou a sociedade em etapas municipais, intermunicipais, estaduais, distrital e conferências livres, em todo o País, reunindo gestores, especialistas e representantes da sociedade civil e do poder público de todos os estados do Brasil.
Em Brasília, os participantes debateram os cinco eixos e formaram 15 grupos de trabalho (GTs), que se dedicaram ao aprimoramento das propostas e votação daquelas a serem levadas para a plenária final. No total, foram aprovadas 90 propostas, sendo 15 prioritárias.
Rosa Maria dos Santos participou do GT 12 – Vida comunitária: habitação, mobilidade e acessibilidade das pessoas idosas, no qual foram apresentadas seis propostas. A proposta prioritária foi a de promover a implantação da Secretaria da Pessoa Idosa em todos os municípios do Brasil, responsáveis por discutir, elaborar, executar e fiscalizar políticas públicas que considerem as múltiplas velhices, com destaque para pessoas idosas de populações tradicionais e povos originários, com adoção de metodologias de incentivo financeiro e acompanhamento técnico para viabilizar sua implantação e pleno funcionamento.
Outra proposta do GT 12 foi de criar e ampliar equipamentos públicos e comunitários voltados à pessoa idosa para o desenvolvimento de atividades artísticas, culturais, esportivas, de promoção da saúde mental, de formação política e de inclusão digital, incluindo centros integrados de convivência, academias de saúde populares e academias ao ar livre, bem como espaços públicos abandonados ou subutilizados, destinando-os a tais atividades.
Mais informações sobre a 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa podem ser obtidas no link: https://linktr.ee/6conadipi.