Sorocaba inaugura sua primeira Vila Dignidade

- 23/12/2016 às 17:50
- Atualizado 12/09/2022 às 17:50
Programa de moradia assistida e subsidiada para a terceira idade, o condomínio horizontal vai abrigar vinte novos moradores, a partir da próxima semana.
“Que seja a primeira”. Assim a secretária de Desenvolvimento Social e vice-prefeita de Sorocaba, Edith Maria Di Giorgi, abriu a solenidade de entrega das residências da Vila Dignidade nesta sexta-feira (23). Titular da pasta que cuidará dos vinte novos moradores do condomínio instalado no Jardim Tulipas, Edith elogiou a iniciativa do governo paulista por se traduzir, justamente, no cuidar daquelas pessoas que, em muitos casos, estão à margem da sociedade, abandonadas por suas famílias ou vivendo em condições desfavoráveis.
O local, segundo explicou, possibilitará aos moradores um vida mais segura e mais saudável, já que receberão a atenção de psicólogo, assistente social e um coordenador do espaço. Para além disso, a vice-prefeita garantiu que a convivência amistosa poderá gerar mais alegria e promover uma socialização enriquecedora. “Espero que sejam amigos, que aproveitem para conversar, descansar e se cuidar”, disse.
Totalmente adaptados, os imóveis térreos possuem uma sala conjugada com cozinha, suíte com banheiro grande, área de lavanderia e um pequeno quintal; tudo individualizado. Em comum, um salão de festa e duas pequenas praças, uma já com academia ao ar livre. As casas são entregues com equipamentos básicos de moradia: fogão, geladeira, cama e armário. A manutenção do condomínio, as contas de água e energia elétrica são de responsabilidade da Prefeitura.
Dizendo que viver com dignidade deveria ser inerente ao ser humano, o prefeito Antonio Carlos Pannunzio disse que a Vila Dignidade é um programa de grande respeito e responsabilidade, pois trata com aqueles que passaram uma vida inteira, em sua maioria, cuidado dos outros. Pannunzio considera que os passos dados no sentido de garantir assistência aos idosos, torna Sorocaba uma cidade ainda melhor de se viver. “Ter uma casa é o maior presente que se pode receber. E eu desejo que, aqui, vocês sejam um para todos e todos para um. Que a fraternidade e a generosidade façam parte de uma nova etapa e um novo ano em suas vidas”.
O Programa Vila Dignidade é um programa habitacional que tem como objetivo garantir moradia e assistência social para a população idosa de baixa renda. Os núcleos habitacionais são projetados especialmente para esse público, com centro social e área de lazer, atividades socioculturais e assistência social, possuindo regras específicas de convivência.