Sorocaba ganha torre de transmissão de energia iluminada para uso em campanhas de conscientização

Sorocaba ganha torre de transmissão de energia iluminada para uso em campanhas de conscientização Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 09/09/2021 às 12:01
  • Atualizado 12/09/2022 às 12:01
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Sorocaba é a primeira cidade da região a ter uma torre de transmissão de energia toda iluminada, em plena região central, para uso em campanhas de conscientização da população. A iniciativa é da CPFL Piratininga, contando com o apoio da Prefeitura de Sorocaba, e tem caráter pioneiro. O lançamento da ação ocorreu na noite desta quarta-feira (8), com a presença do prefeito Rodrigo Manga.

A torre de transmissão tem 30 metros de altura e está localizada na Avenida Dom Aguirre, nas proximidades do Terminal São Paulo. Os preparativos do local e a instalação da iluminação econômica em LED tiveram início em junho e foram concluídos no último mês, passando depois pela fase de testes. O investimento da CPFL Piratininga foi de R$ 15 mil, sendo Sorocaba o único, dos 27 municípios na região Oeste e litoral do Estado atendidos pela CPFL Piratininga, a contar um dispositivo desse tipo.

Na inauguração, o prefeito esteve acompanhado dos secretários municipais Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras – Serpo) e Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico – Semob), além do consultor de relacionamento da CPFL Piratininga, Fábio Barroso, e do gerente de operação de transmissão da concessionária, João Paulo Parreira. “É um lindo presente para Sorocaba. Mais que embelezar a cidade, trata-se de uma iniciativa que propaga a cidadania, pois pode ser usada como alerta à população sobre campanhas importantes de conscientização, utilizando a cor característica de cada uma delas, mês a mês”, frisou o prefeito Rodrigo Manga.

Neste mês, a torre está iluminada na cor amarela, devido à campanha Setembro Amarelo. Desde 2014, essa iniciativa ocorre neste mês do ano, uma vez que 10 de setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. “A cor escolhida para outubro é Rosa e a de novembro, azul, alusivas às campanhas de prevenção ao câncer de mama e de próstata, respetivamente. Em dezembro, ela ficará piscando de em diferentes cores para o Natal”, disse João Paulo.

Já, conforme Fábio Barroso, o projeto contou com a colaboração de mais de 20 colaboradores, de diversas áreas da CPFL Piratininga, como: Subtransmissão, Operação de Campo, Obras e Manutenção e Comercial. “Essa torre na Avenida Dom Aguirre foi escolhida, justamente, por estar localizada em uma das principais e mais movimentadas vias da cidade de Sorocaba, junto a um terminal de ônibus e ao Poupa Tempo. Assim, mais pessoas podem contemplá-la”, complementou.