Sorocaba chega a 369 anos com diversos indicadores que colocam a cidade como uma das mais importantes do País
Sorocaba é a 7ª melhor cidade do Estado de São Paulo por porte e a 17ª melhor do País, entre as 50 melhores cidades do Brasil, na mesma categoria.
- 15/08/2023 às 13:09
- Atualizado 15/08/2023 às 13:09
Sorocaba chega aos 369 anos apresentando importantes avanços nos indicadores que medem ações de desenvolvimento econômico-sociais. Resultados obtidos graças a diversos fatores, entre os quais ações de governo, de investimentos por parte da iniciativa privada, da melhora da atividade econômica, que juntos colocaram a cidade à frente de importantes capitais. Resultados que por traz dos números estão pessoas que trabalham arduamente e fazem dessa cidade uma das melhores para se viver e morar.
Sorocaba é a 7ª melhor cidade do Estado de São Paulo por porte e a 17ª melhor do País, entre as 50 melhores cidades do Brasil, na mesma categoria. Já entre as 50 melhores cidades de grande porte do Brasil, Sorocaba ocupa a 13ª posição no ranking. Os dados fazem parte da pesquisa da Austin Rating, em parceria com a Editora Três, sobre as 50 melhores cidades do Brasil.
Outro indicador é o de competitividade, onde a cidade de Sorocaba (SP) subiu nove posições no Ranking de Competitividade dos Municípios entre todos os municípios brasileiros. Agora, a cidade ocupa a 32ª posição. Os dados estão na terceira edição do estudo do Centro de Liderança Pública (CLP).
Entre tantos outros rankings nacionais em que Sorocaba se destaca, o município aparecena 26ª posição entre as cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil, segundo Ranking ConnectedSmartCities, resultado de ampla pesquisa realizada pelas empresas Necta e Urban Systems.
Divulgado no início deste ano, Sorocaba também foi destaque no ranking Brasil City Branding de melhores cidades para “visitar, viver e investir”.A pesquisa foi feita pela Bloom Consulting com os 100 municípios mais populosos do país e segue surpreendendo com seus resultados e direcionando holofotes a regiões que também merecem atenção quando o assunto é bons negócios.Nas análises e resultados no Sudeste do país, a cidade ficou em 7º lugar na categoria investir.
Outro importante indicador que coloca Sorocaba em destaque divulgado recentemente coloca a cidade na 39ª posição no Estado de São Paulo e a 119ª no Brasil em relação à renda média da população, segundo o “Mapa da Riqueza no Brasil”, da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Social. Conforme o levantamento, a renda média da população sorocabana é de R$ 1.855,65. O estudo foi feito a partir dos dados do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2020.Ainda de acordo com o levantamento, o total de declarantes do IRPF, no período, em Sorocaba, foi de 24,34%. Em relação somente ao total de declarantes, a posição da cidade sobe para 28ª no Estado e 69ª no Brasil.
No que se refere às exportações, Sorocaba se posiciona em 7º lugar no ranking estadual, à frente de outras cidades paulistas de porte semelhante ou maior.
Sorocaba apresenta atualmente um Índice de Desenvolvimento Humano – IDH de 0,798, o que representa um valor acima do Brasil (0,727) e coloca a cidade como a 25ª do Estado e a 47ª melhor do país, entre os mais de 5,5 mil municípios. O IDH mede o desenvolvimento econômico e social a partir três dimensões básicas: renda, educação e longevidade, e representa um importante instrumento para análise das políticas sociais. Por sua vez, o Índice Paulista de Responsabilidade Social – IPRS considera as mesmas dimensões abordadas pelo IDH – renda, educação e longevidade. Com base na análise do IPRS para o município de Sorocaba, verifica-se que a cidade se encontra no chamado grupo 1, sendo que esta categoria contempla os municípios com nível elevado de riqueza e bons índices nos indicadores sociais.
Para o economista Celso Oliveira, Sorocaba vem colhendo, nos últimos anos, ótimas notícias no campo econômico e social, fruto de um conjunto de fatores. “Não se pode falar que Sorocaba é um ponto fora da curva, uma vez que outras cidades também tem se destacado, mas ela tem avançado muito em relação aos seus próprios indicadores passados. Isso mostra que Sorocaba vem trilhando o caminho correto em busca de investimentos sem que a qualidade de vida da população seja afetada”, disse e completou: “Empresas de vários setores têm se instalado, gerando investimento, receita para o município e, sobretudo emprego e renda. Apesar disso, é preciso que haja cada vez mais investimentos em educação e também em questões como coleta seletiva e, sobretudo, na saúde, onde ainda encontramos muitas reclamações por parte da população.”