Sorocaba avança 13 posições e desponta em 12º lugar no País no ranking de cidades inteligentes e conectadas

- 26/09/2025 às 11:03
- Atualizado 26/09/2025 às 11:03
Em apenas um ano, Sorocaba subiu 13 posições e a agora desponta como a 12ª cidade do País no ranking das 100 cidades brasileiras mais inteligentes, apresentado durante a abertura do Cidade Connected Smart Cities, no Expo Center Norte, em São Paulo, nesta terça-feira (23). Em relação à região Sudeste, Sorocaba ocupa a 8ª posição. Pela primeira vez, o estudo considerou todos os mais de cinco mil municípios brasileiros. Sorocaba ficou à frente de importantes cidades, tais como Campinas, São Caetano do Sul, Brasília e Maceió.
O anúncio do ranking foi o ponto alto da abertura do Cidade CSC, maior encontro sobre cidades inteligentes da América Latina. Em 2025, a programação foi ampliada ao incorporar outras iniciativas da Plataforma e concentrar em um único evento discussões sobre cidades inteligentes, soluções inovadoras em transporte aéreo, mobilidade urbana e govtech.
A expectativa é receber, entre os dias 23 e 25 de setembro, 8 mil participantes, entre representantes do setor público, privado, terceiro setor e pesquisadores. São mais de 500 palestrantes, 120 expositores e 17 palcos, além de espaços para debates e negócios.
O troféu de reconhecimento foi recebido pelo presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), Nelson Cancellara, que na ocasião representou o prefeito Rodrigo Manga.
Para definir as 100 cidades brasileiras mais inteligentes, o ranking Connected Smart Cities considera 75 indicadores, divididos em 13 áreas temáticas, como economia e finanças, meio ambiente e mudanças climáticas, habitação e planejamento urbano, mobilidade urbana, energia e educação, entre outros. Para a maior parte desses indicadores, a base da avaliação são quatro normas ISO ligadas a serviços urbanos e qualidade de vida, cidades inteligentes, cidades resilientes e métricas de ESG.
“Estamos avançando, cada dia mais, na área da inovação e da tecnologia, e ficamos muito satisfeitos com esse reconhecimento apontado pelo ranking, colocando Sorocaba à frente de grandes capitais brasileiras. Nossa cidade vive um momento feliz, em pleno crescimento, e esse é o resultado do trabalho de todos”, destacou o prefeito Rodrigo Manga.
O presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Cancellara, ressaltou o esforço contínuo na implementação de políticas que promovam o empreendedorismo e a inovação no município. “O Parque Tecnológico de Sorocaba é uma estrutura de inovação por excelência. A nossa principal missão é a capacidade de integrar, de forma orgânica, todo o desenvolvimento tecnológico não apenas de Sorocaba e região, mas também de todo o País”, ele ressalta.
Segundo ele, nos últimos quatro anos, ações, programas e projetos têm sido implementados nessas áreas, tendo o PTS contribuído de forma significativa para esse avanço e reconhecimento. Inclui-se, ainda, a atração de empresas do segmento para dentro do ecossistema do PTS, gerando emprego, renda e qualidade de vida.