Sexta-Feira começa com Neblina e Frio

Sexta-Feira começa com Neblina e Frio Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 14/06/2013 às 12:49
  • Atualizado 12/09/2022 às 12:49
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Uma forte neblina encobre Sorocaba nessa manhã de sexta-feira (14) e junto com ela, veio também a queda na temperatura em toda cidade, surpreendendo os Sorocabanos.

Logo pela manhã, veio o sol que rapidamente foi encoberto pela névoa branca. Na Zona Norte está difícil a visibilidade e a atenção no trânsito da Avenida Itavuvu tem que ser feito com muita atenção.

 

Como se forma a neblina?

neblina ocorre quando há formação de nuvens muito baixas. Ela nada mais é do que o acúmulo de vapor de água perto do solo, que resfria e condensa diminuindo a visibilidade. Também chamada de “névoa”, “nevoeiro” ou “chuvisco”, ela é muito comum em regiões altas e frias, ou então próximas a rios, represas, etc.

Um tipo de neblina, porém, mais intensa é a “cerração” quando a visibilidade não ultrapassa os 500 metros de distância. A neblina pode ocorrer também, devido a fatores como relevo, proximidade de corpos d’água, ou pela influência de uma frente fria.

No primeiro caso (relevo), a neblina costuma ocorrer em vales, nos sopés das montanhas, por causa do acúmulo de umidade que se resfria e condensa. Quando há algum corpo d’água por perto (um lago ou rio) costuma haver a neblina noturna, por causa da evaporação do corpo d’água que é mais intensa durante o dia e que se resfria durante a noite.

Outro tipo de neblina comum é a que ocorre em regiões costeiras. Quando um vento glacial atinge a costa, ele faz com que o vapor presente ali se condense. Ou então, quando o vapor sobe a serra e se resfria depois de uma certa altitude (auto-resfriamento).