Setur abre inscrições para o projeto “Turismo vai à Escola”

Setur abre inscrições para o projeto “Turismo vai à Escola” Imagem por Secom/PMS e Texto por Secom/PMS
  • 10/02/2026 às 14:41
  • Atualizado 10/02/2026 às 14:41
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), está com inscrições abertas para o projeto “Turismo Vai à Escola”, iniciativa que busca inserir o tema no ambiente escolar e aproximar crianças e adolescentes das potencialidades turísticas do município. Escolas públicas e particulares da cidade interessadas devem entrar em contato pelo telefone: (15) 3233-2043 ou pelo e-mail: turismo@sorocaba.sp.gov.br.

Como o próprio nome sugere, o “Turismo Vai à Escola” leva o turismo para dentro das salas de aula, promovendo a sensibilização das novas gerações sobre as oportunidades que o setor oferece, além de ressaltar sua importância como motor de desenvolvimento econômico, cultural e social. A iniciativa também contribui para ampliar o conhecimento dos estudantes sobre a cidade onde vivem, fortalecendo a relação com o território.

Para o técnico em recreação e lazer da Setur, professor Marcio José Celestino, o projeto vai além da informação técnica e cumpre um papel importante na formação cidadã. “A ação é relevante porque desperta o senso de pertencimento nas crianças e jovens. Ao conhecerem melhor a história, os atrativos e a identidade de Sorocaba, eles passam a valorizar ainda mais a cidade e a se reconhecer como parte ativa desse processo”, destacou.

Já o técnico em turismo da pasta, Fabio Bevilacqua, explica que o turismo tem papel estratégico no Brasil. “De acordo com dados nacionais do setor, a atividade turística responde por milhões de empregos diretos e indiretos e tem impacto significativo na economia, movimentando serviços como hospedagem, alimentação, transporte e comércio”, diz. “Além disso, o turismo é reconhecido como uma ferramenta de inclusão, educação cultural e desenvolvimento sustentável, especialmente quando trabalhado desde a base educacional”, acrescenta Fabio.

Iniciado em maio de 2025, o projeto “Turismo Vai à Escola” já atendeu cinco escolas, alcançando diretamente 315 alunos. Considerando que as crianças compartilham em casa os conhecimentos adquiridos, a iniciativa apresenta uma projeção média de alcance familiar de quase 900 pessoas, ampliando significativamente o impacto das ações realizadas.