Secretaria da Mulher recebe posto “Sebrae Aqui Mulher” com oferta de serviços exclusivos para empreendedoras

Secretaria da Mulher recebe posto “Sebrae Aqui Mulher” com oferta de serviços exclusivos para empreendedoras Imagem por Secom/PMS e Texto por Secom/PMS
  • 30/08/2025 às 11:16
  • Atualizado 30/08/2025 às 11:16
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Secretaria da Mulher (Semul), em parceria com o Sebrae-SP, inaugurou, na tarde desta quinta-feira (28), o novo posto de atendimento “Sebrae Aqui Mulher”, na sede da Semul, que está localizada na Av. Rudolf Dafferner, 65, no Alto da Boa Vista. A unidade é dedicada a atender mulheres que já empreendem ou que pretendam iniciar um negócio próprio. São oferecidos no posto vários serviços, como capacitações, orientações, serviços de crédito, entre outros, buscando fortalecer o empreendedorismo feminino em Sorocaba.

A ação é fruto de uma colaboração estratégica que amplia os serviços de atendimento aos Microempreendedores Individuais (MEI) e pequenos negócios, além de oferecer programas voltados ao desenvolvimento de novos empreendimentos e capacitações para segmentos com alto potencial de crescimento no município. No Sebrae Aqui Mulher, as empreendedoras terão acesso a orientações para formalização, gestão e expansão de negócios, emissão do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), entrega da Declaração Anual do MEI, parcelamento de débitos e encaminhamentos para instituições parceiras. Durante a inauguração também foi oferecida uma rodada de créditos exclusiva para as empreendedoras interessadas, reunindo bancos parceiros para apresentar linhas de financiamento, condições especiais e orientações sobre gestão financeira. Participaram os bancos GalleriaBank. Banco do Povo, Sicredi e Sicoob Cooperaso.

Houve, ainda, uma feira de empreendedorismo, com a participação de 10 empreendedoras locais, previamente capacitadas pelo Sebrae, que expuseram seus produtos e serviços, servindo para ampliar a visibilidade e a rede de contatos dessas empresárias.

“Nosso objetivo com mais esta importante parceria é proporcionar às mulheres de Sorocaba um apoio essencial em sua trajetória pelo empreendedorismo. Se elas têm um sonho, mesmo que tenha dificuldades para empreender, queremos estar junto, dar a mão e ajudá-las a alcançar sucesso”, frisou a primeira-dama, Sirlange Frate Maganhato.

Para a secretária da Mulher, Rosângela Perecini, o posto é um marco para o fortalecimento dos negócios femininos na cidade. “O objetivo desta parceria é proporcionar às mulheres maior proximidade com um posto de atendimento, contribuindo para transformar sonhos em negócios de sucesso”, destacou.

O gerente regional do Sebrae-SP, Alexandre Martins, reforça que a parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Semul, é uma iniciativa estratégica para o desenvolvimento local. “Este posto vai permitir que mais mulheres tenham acesso a informações, capacitação e crédito de forma direta e personalizada. É uma ação que fortalece o ecossistema do empreendedorismo feminino e valoriza a cooperação com a Prefeitura e a Secretaria da Mulher”, afirma.

Estiveram presentes no evento a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sirlange Frate Maganhato; a secretária da Mulher, Rosângela Perecini; os secretários de Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Fernando Marques; de Cultura, Luiz Antonio Zamuner; de Inclusão e do Transtorno do Espectro Autista, Vinícius Aith; do Gabine Central e ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; os vereadores Rogério Marques e Jussara Fernandes; o gestor estadual do Sebrae Aqui, André Leonardo de Oliveira; o diretor regional do Sebrae-SP, Alexandre Martins; a representante da Associação Comercial de Sorocaba (ACSO), Laís Teixeira, entre outros convidados.

Presença feminina nos negócios

Sorocaba tem, atualmente, 84.337 MEIs registrados, sendo que, desses, 39.556 (46,9%) são mulheres. A média é muito acima da nacional, que fica em torno de 28,1%, sendo os segmentos mais destacados: comércio, serviços de alimentação, saúde e beleza. As mulheres empreendedoras também apresentam maior escolaridade média que os homens e buscam mais apoio no Sebrae (38,5%, em comparação a 30,1% dos homens). No entanto, o estudo aponta que 49% das empreendedoras iniciam seus negócios por necessidade, contra 41% dos empreendedores homens, evidenciando a importância de políticas e programas de estímulo que ampliem as oportunidades e a sustentabilidade desses negócios.

Durante o evento de inauguração foi apresentada uma palestra sobre Crédito, pela analista de negócios do Sebrae-sp, Karen Ajala. Na sequência, também houve pitches, que são breves apresentações de negócios, com a participação das empreendedoras da feira. Além das participações de Laís Teixeira, representando o Conselho da Mulher Empreendedora (CMEC) Sorocaba; Mayara Freitas, representando a ACSO; Adriana Fontes, embaixadora da Rede Mulher Empreendedora (RME) em Sorocaba e de Milena Rodrigues, coordenador do Conselho Superior Feminino (Confem) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) – Sorocaba.