Saae/Sorocaba apresenta novo plano de macrodrenagem para enfrentar impactos de chuvas intensas

Saae/Sorocaba apresenta novo plano de macrodrenagem para enfrentar impactos de chuvas intensas Imagem por Secom/PMS e Texto por Secom/PMS
  • 11/12/2025 às 12:29
  • Atualizado 11/12/2025 às 12:29
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba apresentou, nesta terça-feira (9), o estudo de revisão do Plano Diretor de Macrodrenagem às secretarias municipais da Prefeitura de Sorocaba. O levantamento foi desenvolvido por equipe técnica, a partir de recursos obtidos junto ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro).

O estudo traz um diagnóstico atualizado da drenagem urbana do munícipio e propõe soluções para reduzir os impactos das chuvas intensas pelos próximos anos. Entre os objetivos centrais do Plano estão a prevenção de inundações, a integração do sistema de drenagem, a preservação de várzeas e fundos de vale e a melhoria da qualidade das águas pluviais.

O estudo também fortalece a relação entre drenagem e planejamento urbano, apontando diretrizes para uso do solo, preservação ambiental e educação da população.

 

Um dos avanços técnicos mais relevantes é a elaboração da Nova Equação de Chuva de Sorocaba, que substitui os parâmetros utilizados desde 1998 e permite dimensionar mais adequadamente galerias, canais e dispositivos de drenagem, diante das atuais mudanças climáticas e da intensificação dos eventos extremos.

O levantamento revelou também a necessidade de adequações em estruturas existentes e drenagem e pontos ao longo do Rio Sorocaba. Para esses locais, o Plano propõe medidas estruturais e não estruturais organizadas em curto, médio e longo prazo, incluindo ampliação e requalificação de drenagem, criação de parques lineares em áreas de várzea e implantação de um Sistema Municipal de Monitoramento Hidrológico em tempo real.

Também foram estabelecidas diretrizes para ações de educação ambiental e participação social, reforçando a conscientização do descarte adequado de resíduos e da preservação das áreas verdes, sendo essas fundamentais para a absorção da água de chuva.

Com a conclusão do estudo, o Saae/Sorocaba passa a dispor de cronograma técnico de prioridades, que orientará intervenções futuras com responsabilidade financeira e foco na sustentabilidade, contribuindo para tornar Sorocaba mais preparada e resiliente frente aos desafios climáticos.