Saae realizou limpeza de tanque equalizador da maior Estação de Tratamento de Sorocaba

- 20/12/2016 às 13:55
- Atualizado 12/09/2022 às 13:55
ETE S-1 trata 1,5 bilhão de litros por mês
Operação complexa que precisa ser executada pelo menos duas vezes por ano, a limpeza do tanque de equalização da Estação de Tratamento de Esgoto S-1 foi realizada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba nesta segunda-feira (19/12). Localizada no final da avenida Dom Aguirre, a ETE S-1 é a maior unidade de tratamento de esgoto da cidade, sendo responsável pelo processamento de 44% de toda a água residual produzida no município. Sua vazão atual é de 600 litros por segundo, tratando uma carga de 52 milhões litros de esgoto por dia e 1,5 bilhão de litros por mês.
O tanque-pulmão da ETE S-1 que passou por limpeza possui capacidade para 42 mil litros e tem como função acondicionar o excesso do lodo gerado no processo de tratamento do esgoto. Caso a remoção desse excesso de lodo não seja realizada, equipamentos vitais da estação, como tubulações, centrífugas e bombas, sofreriam sérios danos, que comprometeriam as operações da unidade, visto o excesso desse material se transforma em abrasivo dentro do sistema, visto que é composto, basicamente, por areia.
Mobilizando servidores da autarquia devidamente treinados e preparados para esse tipo de operação, principalmente no quesito segurança, o trabalho foi desenvolvido durante todo o dia, sendo concluído no final da tarde, com o auxílio de caminhões, máquina retroescavadeira, caçambas e um grande guindaste.