Publicada lei que converte em parque municipal urbano uma praça do Jardim Pagliato

Publicada lei que converte em parque municipal urbano uma praça do Jardim Pagliato Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 29/04/2022 às 19:30
  • Atualizado 12/09/2022 às 19:30
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

De autoria do vereador Dylan Dantas (PSC), a Lei 12.545 converte em parque a Praça da Paz Mohan Yabiku

O Executivo fica autorizado a converter em Parque Municipal Urbano a Praça da Paz Mohan Yabiku e a área verde em seu entorno, localizados no Jardim Pagliato. É o que estabelece a Lei 12.545, de 26 de abril de 2022, de autoria do vereador Dylan Dantas (PSC), publicada no Jornal do Município.

De acordo com a lei, a área correspondente ao Parque Municipal Urbano a ser criado compreenderá a área envolta pela Rua Lituânia, Rua José Marchi e Rua Vitória Sacker Reze, possuindo a tamanho aproximado de 5,1 hectares. Também prevê que a conversão será feita de forma unificada.

Na justificativa da lei, Dylan Dantas argumenta que a conversão da praça em parque municipal urbano facilitará a destinação de verbas para custeio dos serviços que um local com vasta área verde necessita, inclusive diversos benefícios legais de caráter ambiental, uma vez que o parque visa à proteção do meio ambiente.

Também na justificativa do veto, o autor elenca todas as espécies vegetais e animais que foram encontradas na área verde em torno da praça, mediante levantamento feito por técnicos. São 77 espécies vegetais nativas, como árvores frutíferas, trepadeiras, ornamentais e arbustivas, cactos brasileiros, orquídeas, ervas comestíveis e medicinais, além de arvores exóticas. Também foram encontradas 59 espécies de aves, como bem-te-vi, tiê-sangue, pica-pau e canário da terra, além de quatro espécies de mamíferos de pequeno porte, como gambá e preá.

Como a Lei 12.545 havia sido vetada pelo Executivo, mas o veto foi rejeitado em plenário, ela foi promulgada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Cláudio Sorocaba (PL), conforme o parágrafo 8º, do artigo 46, da Lei Orgânica do Município de Sorocaba, e o parágrafo 4º do artigo 176 do Regimento Interno (Resolução nº 322, de 18 de setembro de 2007).