Prefeitura torna comunidade Santa Luiza uma área de interesse social
- 08/01/2020 às 08:05
- Atualizado 30/09/2022 às 08:05
A Prefeitura de Sorocaba deu o pontapé inicial para proporcionar melhores condições de moradias aos habitantes da comunidade Santa Luiza, na Zona Norte de Sorocaba. A Lei Municipal nº 12.292/2021, que transforma essa localidade em Área de Especial Interesse Social (Aeis), foi sancionada pelo prefeito Rodrigo Manga na tarde desta sexta-feira (7), durante ato no local.
A medida é fundamental no processo para criação de um núcleo habitacional regularizado, inclusive, para fins de estudos para urbanização e a revitalização dessa área, bem como para a criação de um Banco de Terras, com a finalidade de atender legalmente essas famílias.
“O objetivo é trazer dignidade para essas famílias. Foi uma luta árdua, pois são famílias que, no passado, sofreram até ameaças e quase tiveram que deixar suas casas, sem ter para onde ir. Estudamos a melhor maneira de atender essa comunidade e a Câmara Municipal aprovou essa nossa proposta”, destacou o prefeito.
Durante o ato, o prefeito Rodrigo Manga esteve acompanhado dos secretários municipais Clayton Lustosa (Cidadania) e Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais e Metropolitanas), além do Ouvidor-Geral do Município, Evandro Bueno, e dos vereadores Fabio Simoa e Fausto Peres.
“Foi uma luta, um sofrimento que durou seis anos e, hoje, recebemos essa notícia boa. É uma vitória de todos nós moradores. Só queremos o nosso espaço para morar. Valeu mesmo!”, disse Vania Estefânia Martin, uma das representantes da comunidade Santa Luiza e que não fazia questão de esconder a satisfação em ver seu sonho se tornar realidade.
Ainda, o prefeito adiantou que uma comissão de moradores será convidada para participar de reunião, a fim de discutir com a CPFL Piratininga a instalação de rede de iluminação pública na comunidade. O encontro será agendado e deve ocorrer já nas próximas semanas.
Devido à situação de vulnerabilidade das famílias da comunidade Santa Luiza, a Secid já realizou um cadastramento de todas elas e, durante o ato, o secretário de Cidadania destacou que haverá a entrega de cestas básicas para esse público, na forma de apoio social, cuja distribuição terá início já na próxima semana.

CONTINUA SEM TRANSPARÊNCIA! Após manobras, vereadores aprovam Projeto que ainda esconde a “Fila da Saúde”
OUÇA AGORA O NOSSO PODCAST #548 (03/07/2025)
Ouça agora