Prefeitura inicia Campanha Dezembro Vermelho e intensifica ações de combate ao HIV

- 27/11/2019 às 16:30
- Atualizado 12/09/2022 às 16:30
Com o objetivo de intensificar ações e promover sensibilização da população geral em relação ao HIV e sífilis, a Secretaria da Saúde (SES) inicia a Campanha Dezembro Vermelho nesta sexta-feira (29). A abertura oficial da campanha ocorrerá na Câmara Municipal de Sorocaba, às 9h, e, em seguida, haverá audiência pública para debater sobre o tema.
Durante a campanha, o Programa Municipal de IST/HIV/AIDS/Hepatites Virais realizará em cinco datas ações de enfrentamento contra o HIV e a sífilis. De acordo com a coordenadora do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), Helena Solla, a intenção da campanha é levar conhecimento à população através de informações sobre essas doenças pouco abordadas no dia a dia. Outro objetivo é dar oportunidade às pessoas que não conseguem acessar os serviços de saúde para realizar essa testagem. “Em 2019, já registramos 849 casos de sífilis adquiridas e 174 novos casos de HIV. Esse número é muito preocupante. A população está perdendo o medo das Infecções Sexualmente Transmissíveis e não está usando preservativo. Nosso programa assiste aproximadamente 2.300 pacientes que possuem HIV”, alerta Helena.
De acordo com a SES, as pessoas que não conseguirem fazer o teste durante a campanha podem procurar o CTA/SAME (Serviço de Atendimento Municipal Especializado), localizado à rua Manoel Lopes, 220, na Vila Hortência, e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. Os testes rápidos são simples. É coletado sangue da ponta do dedo e o resultado fica pronto entre 15 e 20 minutos, servindo para diagnosticar casos de HIV, sífilis e hepatites B e C.
Para o secretário da Saúde, Ademir Watanabe, esta gestão se preocupa muito com o assunto e prova disso é o empenho da equipe em realizar inúmeras ações, mesmo fora do tempo de campanhas. “Somente em 2019, realizamos mais de 30 ações itinerantes e mais de 3.500 adolescentes receberam orientações sobre essas doenças. Além disso, houve a capacitação de mais de 500 profissionais da rede pública municipal de saúde”, conta o titular da pasta.
Programação Dezembro Vermelho
No dia 30 de novembro, sábado, serão realizados testes rápidos para diagnosticar estas doenças no Palácio da Cidadania, situado na Avenida Dr. Afonso Vergueiro, 1238 – Centro, das 10h às 16h. A realização também terá distribuição de preservativos e informativos impressos e orientações referentes às ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). A ação acontecerá no evento ‘Dia D da Saúde LGBT’.
No domingo, dia 1 de dezembro, das 12h às 18h, o Pátio Cianê Shopping, localizado na Avenida Afonso Vergueiro, 823, receberá a ação da Secretaria da Saúde que oferece testes rápidos para diagnosticar casos de sífilis e HIV.
Já no dia 2 de dezembro, das 8h às 12h, o SOS (Serviço de Obras Sociais) terá a campanha de testagem e ação educativa à população em situação de rua. Os alunos da Escola Estadual Maria Helena Gazzi Bonadio também receberão ações da campanha no período da manhã.
Outro parceiro a participar da campanha é o SESC Sorocaba. O local também realizará testagem rápida, além de uma roda de conversa para debater sobre o HIV, sífilis e saúde sexual. O evento ocorre no dia 4 de dezembro das 18h às 22h.