Prefeitura doa área para construção de nova Delegacia da Polícia Federal de Sorocaba

Prefeitura doa área para construção de nova Delegacia da Polícia Federal de Sorocaba Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 22/09/2021 às 15:11
  • Atualizado 12/09/2022 às 15:11
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Assinatura do termo ocorreu na manhã desta quarta-feira (22), quando também foi anunciada a instalação de uma Casa do Cidadão no bairro Santa Rosália.

 

A Prefeitura de Sorocaba formalizou a doação de uma área para que a Polícia Federal construa sua nova sede em Sorocaba. O imóvel, de 17.678,93 metros quadrados, está localizado no Jardim Giverny, na região do Campolim, Zona Sul da cidade. A assinatura do contrato de doação ocorreu na manhã desta quarta-feira (22), no Gabinete do prefeito, ocasião em que a Administração Municipal ainda comunicou que já definiu a instalação, ainda para este ano, de uma nova Casa do Cidadão, desta vez no bairro Santa Rosália.

O ato contou com a participação do prefeito Rodrigo Manga, dos secretários municipais Samyra Toledo (Governo – Segov), Luciana Mendes (Jurídica – SAJ), Coronel Vitor Gusmão (Segurança Urbana – Sesu), Fernanda Burattini (Comunicação – Secom) e do chefe de Gabinete, André Moron. Ainda, o superintendente regional da Polícia Federal (PF), Rodrigo Bartolamei; o delegado da PF em Sorocaba, Rogério Giampaoli; a secretária de Coordenação e Governança da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), Fabiana Rodopoulos; o diretor de Caracterização e Incorporação da SPU, Bruno Schettini; o superintendente da SPU em São Paulo, Denis de Oliveira Selymes; o superintendente substituto da SPU/SP, Sérgio Matos de Oliveira; o técnico do Núcleo de Destinação da SPU/SP, Sidney Nery da Silva; a delegada do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci), Chystiane Jordão; o assessor jurídico adjunto do Cresci, Milton Moreira de Barros Neto, o procurador-geral do Município, Alexandre Junger, e o diretor de área da SAJ, Luis Marcelo Almeida.

“Não estamos medindo esforços quando o assunto é fomentar novas parcerias, visando à melhoria do serviço público prestado à população. Trata-se de um grande ganho para o município, que vai gerar ainda mais empregos e investimentos, além de qualidade nos serviços prestados”, destacou o prefeito Rodrigo Manga.

Na área doada, será construído um prédio de três mil m². O investimento federal previsto é de R$ 16 milhões, sendo que o projeto executivo começa a ser definido em outubro deste ano e as obras terão início em meados de 2022. Atualmente, a PF de Sorocaba, que atende a 48 cidades da região, opera em prédio alugado no Jardim Itanguá, localizado no km 103,5 da Rodovia Raposo Tavares.

Segundo o delegado Rogério Giampaoli, as instalações atuais da PF em Sorocaba são precárias e já não comportam as atividades administrativas do órgão, como de emissão de passaportes e imigração, e judiciárias, que englobam ações de fiscalização e combate ao crime. “Planejamos ampliar em 20% a quantidade de profissionais na unidade, incluindo estagiários e terceirizados. Já pensando na ampliação do nosso atendimento, neste ano, contaremos com oito novos agentes”, revelou o delegado.

O superintendente regional da PF, Rodrigo Bartolamei, disse que a construção de uma sede própria da Polícia Federal em Sorocaba era uma reivindicação antiga. “A previsão é que a construção do novo prédio seja concluída em até três anos e será um incremento determinante para o aprimoramento dos serviços prestados na região de Sorocaba. Será um local adequado para os profissionais trabalharem, atendendo ao púbico com mais eficiência e qualidade”, complementou.

 

Casa do Cidadão

A nova Casa do Cidadão vai funcionar em um espaço que fica no prédio onde funcionava o antigo Villàggio Shopping. O contrato de utilização do imóvel já foi assinado nesta semana e a Prefeitura de Sorocaba finaliza os acertos para a implantação da unidade de serviços.

A novidade é que a Polícia Federal também será parceira da Prefeitura nessa nova Casa do Cidadão, uma vez que o Setor de Imigração será transferido, da atual sede da PF, para essa unidade recém-anunciada. “A ideia é que, depois, esse e outros serviços da PF possam ser estendidos também para as demais Casas do Cidadão”, mencionou o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga.

A PF confirma que a meta é descentralizar alguns dos serviços, para facilitar o acesso da população. “Planejamos manter a unidade de emissão de passaporte no Shopping Iguatemi Esplanada e essa de Imigração, na nova Casa do Cidadão. Porém, sendo construída a nova sede da PF aqui na cidade, nada impede que tenhamos também nela novos postos, oferecendo esses dois serviços”, finaliza o delegado da PF de Sorocaba.

Coordenadas pela Secretaria da Fazenda (Sefaz), as Casas do Cidadão são unidades de relacionamento entre a Prefeitura e o cidadão. Elas estão localizadas geograficamente de forma estratégica pela cidade, no Jd. Ipiranga, Éden, Brigadeiro Tobias, Av. Itavuvu, Av. Ipanema, Av. Nogueira Padilha e Paço Municipal. Ainda há o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), que opera na Vila Leão.

Além de oferecer serviços próprios da Prefeitura, bem como da Administração Indireta – como é o caso da Urbes e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) –, o Poder Público mantém parcerias com instituições, como o Tribunal de Justiça de São Paulo, Correios e o Procon (em algumas unidades). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30 (unidade Paço) e das 8h às 16h (demais unidades).