Prefeitura de Sorocaba realiza oficina do Censo Suas voltada a profissionais dos Cras e Creas

Prefeitura de Sorocaba realiza oficina do Censo Suas voltada a profissionais dos Cras e Creas Imagem por Secom/PMS e Texto por Secom/PMS
  • 17/12/2025 às 14:48
  • Atualizado 17/12/2025 às 14:48
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid), realizou nos dias 3 e 9 de dezembro, a oficina do Censo Suas – Cras e Creas, reunindo profissionais da Assistência Social do município, no auditório da Secid.

O objetivo foi de orientar as equipes sobre o correto preenchimento do Censo Suas e reforçar a importância desse instrumento para o planejamento, monitoramento e fortalecimento da Política de Assistência Social.

Participaram profissionais que atuam nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Sorocaba.

A oficina foi realizada pela Vigilância Socioassistencial, em conjunto com as Divisões de Proteção Social Básica e Proteção Social Especial, fortalecendo a integração entre gestão, vigilância e oferta dos serviços socioassistenciais no município.

O Censo Suas é uma ferramenta fundamental para o diagnóstico da rede socioassistencial, permitindo ao município produzir informações qualificadas sobre serviços, equipes, estrutura física e gestão, além de subsidiar decisões técnicas e o cofinanciamento federal.

Durante a oficina, foram abordados aspectos técnicos do sistema, orientações sobre prazos, padronização das informações e esclarecimento de dúvidas frequentes das equipes, promovendo maior segurança e qualidade no envio dos dados ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social.

Segundo o chefe da Divisão de Vigilância Socioassistencial, Nelson José Barnabé Junior, a qualificação do preenchimento do Censo Suas contribui diretamente para a melhoria da gestão e da oferta dos serviços. “Os dados declarados refletem a realidade do território e impactam no planejamento, na avaliação das políticas públicas e no fortalecimento do Suas no município”, destacou.