Prefeitura de Sorocaba realiza entrega da primeira das 17 novas escolas com obras já iniciadas no município

O CEI-137, localizado na Vila Almeida, na Zona Norte da cidade, tem capacidade para atender até 94 alunos.

Prefeitura de Sorocaba realiza entrega da primeira das 17 novas escolas com obras já iniciadas no município Imagem por Secom/PMS e Texto por Secom/PMS
  • 20/05/2023 às 11:36
  • Atualizado 20/05/2023 às 11:36
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), realizou, na tarde desta sexta-feira (19), a primeira entrega das 17 obras de unidades escolares que estão em construção no município. Localizado na Vila Almeida, na Zona Norte, o CEI (Centro de Educação Infantil) 137 “Ambrosina Amaral Marchetti” vai atender a demanda dos bairros próximos e reúne cinco salas de aula, com capacidade para receber até 94 alunos, inclusive aqueles com mobilidade reduzida ou necessidades especiais. A nova creche foi construída seguindo o modelo estabelecido pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), com recursos oriundos do Governo Federal.

Participaram da entrega da nova escola o prefeito Rodrigo Manga, os secretários da Educação (Sedu), Marcio Carrara; de Serviços Públicos e Obras (Serpo), Darwin de Almeida Rosa; de Gabinete Central (SGC), Samyra Toledo; de Segurança Urbana (Sesu), Alexandre Caixeiro; mais o ouvidor-geral do Muicípio, Evandro Bueno; os vereadores Luís Santos, Péricles Régis e Fausto Peres; a diretora da escola, Ana Célia Oliveira; e os filhos da cidadã homenageada que deu nome ao Centro de Educação Infantil, Aloísio, Auro, Paulo, Áurea e Ângela Marchetti.

“Esta é mais uma unidade que irá se beneficiar das muitas inovações que têm sido proporcionadas à rede municipal de ensino, tais como as lousas digitais, os notebooks e Chromebooks, os kits de uniformes e mais uma série de outros recursos que estão ajudando nossos alunos a se desenvolverem”, destacou o prefeito Rodrigo Manga.

“Lembro que, ao assumirmos a pasta, foi feita uma pesquisa sobre todas as possibilidades de construção de novas unidades escolares e esta era uma delas, sonhada pela população desde 2017. Então, não só localizamos a área, mas fomos buscar os recursos disponíveis junto ao FNDE. Outras quatro escolas já passaram por reformas completas e foram entregues, mas esta é a primeira que foi iniciada do zero. E agradeço, além de toda a equipe, da Secretaria da Educação, também o time da Secretaria de Serviços Públicos e Obras, que vem atuando como um grande parceiro”, afirmou o secretário da Educação, Marcio Carrara.

“Este é um momento muito especial. Porque todos nós, secretários, quando assumimos, fomos informados pelo prefeito sobre as metas e objetivos desta atual gestão. Eram desafios muito grandes e muitos pareciam longe de alcançar. Mas, com o trabalho e a união de todos, estamos vendo cada sonho se tornar realidade. Como a entrega desta e de várias outras escolas, que ainda estão para acontecer”, frisou o secretário da Serpo, Darwin de Almeida Rosa.

A construção de cada creche ou escola fará, com certeza, grande diferença na vida de muitas famílias que moram no entorno. Um exemplo é o da moradora Ana Cláudia Fontes Pereira, que tem dois filhos, Luana, de um ano e meio, e Lorenzo, de três anos. O Lorenzo já está matriculado em outra creche, mas Luana passará a frequentar, já a partir de segunda-feira (22), o novo CEI-137, que fica na mesma rua onde mora. “É só atravessar a rua. Estou muito contente com a inauguração desta creche, que é muito bonita, e vou querer trazer meu outro filho para cá também”, opina Ana Cláudia.

Mary Kelly da Silva também é mãe de dois filhos e não vê a hora de sua filha, Alícia, de dois anos, também começar a frequentar as aulas na creche recém-inaugurada. “Estava aguardando essa vaga. E, agora, vai ser uma maravilha! Porque moro ao lado. E vai me ajudar muito em relação ao meu trabalho”, disse Mary Kelly, que é vendedora.

A Prefeitura ainda finalizará, até o fim deste ano, a construção de mais 16 novas unidades educacionais, que atenderão perto de 4.000 novos alunos. Com a construção de todas essas novas unidades, a meta é zerar a fila histórica por vagas na rede municipal de ensino na cidade de Sorocaba, em especial na etapa creche.

Emocionado e com voz embargada, Aloísio, um dos filhos de Dona Ambrosina, que agora dá nome à creche, também se pronunciou: “minha felicidade maior não é só por esta homenagem à minha mãe. Minha felicidade é em nome de toda uma comunidade, que vai se beneficiar de um lugar como esse, que me encantou desde que cheguei aqui. A homenagem é para todas as crianças que precisam de um local, como este, para estudar e, agora, vão poder usufruir”, ele completou.