Prefeitura de Sorocaba anuncia novo canal de denúncias para atuar na fiscalização de queimadas

Prefeitura de Sorocaba anuncia novo canal de denúncias para atuar na fiscalização de queimadas Imagem por Secom/PMS e Texto por Secom/PMS
  • 13/09/2024 às 11:37
  • Atualizado 13/09/2024 às 11:37
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Prefeitura de Sorocaba disponibiliza um novo canal de denúncias para o trabalho de fiscalização contra queimadas no município. Toda pessoa pode, a partir de agora, comunicar um foco de incêndio na cidade pelo WhatsApp: (15) 99198-3049, diretamente à Defesa Civil de Sorocaba, informando endereço exato do local, além de enviar foto e/ou vídeo. Ao presenciar uma queimada, o cidadão também deve ligar para o telefone 193 (Corpo de Bombeiros), que atuará no combate ao fogo.

A Prefeitura de Sorocaba publicou, na última quarta-feira (11), o Decreto nº 29.345/2024, que declara situação de emergência no Município em decorrência do elevado número de incêndios registrados em áreas de vegetação e institui medidas emergenciais de combate às queimadas e proteção e de uso de recursos hídricos. Uma delas é a multa de R$ 150 mil a qualquer pessoa que praticar queimadas ou atear fogo em áreas de vegetação.

A Administração Municipal está atenta ao número de queimadas que vem acontecendo em todo o Estado de São Paulo e, em especial, na cidade, e realiza parcerias com o Governo do Estado para monitoramento e controle dos casos. Por exemplo, há a medida implantada em 2024, na qual o Corpo de Bombeiros, que realiza o atendimento da ocorrência na área atingida pelo fogo, envia, semanalmente, todos esses pontos de queimadas à Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), para fiscalização, georreferenciamento da área e emissão de auto de infração.

A equipe da Patrulha Ambiental, ao chegar ao local, fotografa e mede a área atingida pela queimada. A Divisão de Licenciamento, Controle e Fiscalização Ambiental da Sema recebe, então, esse relatório e faz o mapeamento e o enquadramento na legislação vigente, para a elaboração do auto de multa. Caso não haja flagrante, ocorre levantamento para identificar o proprietário do terreno, para autuação.

 A população também pode denunciar queimadas pelos telefones 153 (GCM); pelo WhatsApp: (15) 99129-2426 ou pelo telefone 156 (Ouvidoria), os dois últimos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; ou pelo portal da Prefeitura de Sorocaba: http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento.