Prefeitura assina ordem de serviço para obras do Palacete Scarpa
Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte - 14/11/2017 às 20:34
- Atualizado 12/09/2022 às 20:34
As obras de restauração do Palacete Scarpa, prédio histórico localizado na rua Souza Pereira, região central da cidade, deverão começar na próxima semana, após a Prefeitura de Sorocaba ter assinado a ordem de serviço nesta terça-feira (14), por meio da Secretaria de Conservação, Serviços e Obras (Serpo), que será responsável pelo gerenciamento e acompanhamento das intervenções.
O trabalho de restauro do prédio será desenvolvido pela Baruque Restaurações, empresa vencedora da licitação, com contrato assinado no valor de R$ 440 mil e prazo de 180 dias para a conclusão das obras previstas.
As obras no palacete são resultado de convênio firmado entre o Governo Federal e a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), que concorreu a um edital da Caixa Econômica Federal (CEF) e foi contemplada, por meio do Ministério da Cultura.
As intervenções previstas consistirão na restauração das fachadas principal, lateral e de fundo do prédio; e na recuperação do forro do térreo e do segundo andar, do telhado e da rampa de acessibilidade, de acordo com o contrato assinado.
Com as obras de restauração do Palacete Scarpa, a Secult, que atualmente ocupa o prédio, vai se transferir para dois locais próximos: o Chalé Francês, localizado na avenida Dr. Afonso Vergueiro, e Casa 52, na confluência das ruas Souza Pereira e Dr. Álvaro Soares.
Contrapartida e aprovações
Como contrapartida da verba disponibilizada pelo Ministério da Cultura, para a restauração do palacete, a Prefeitura de Sorocaba realizou a contratação, por meio de processo licitatório, de empresa especializada, que elaborou o projeto executivo das obras, e que agora será colocado em prática.
Assim que os projeto foi concluído, e por se tratar de um imóvel tombado, o Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico de Sorocaba (CMDP) promoveu reuniões para análise e deliberação. Como resultado, o Conselho emitiu a Resolução nº 354/2015, aprovando o projeto proposto. Logo em seguida, a Caixa Econômica Federal realizou visitas técnicas ao Palacete Scarpa, bem como avaliou toda a documentação encaminhada pela Prefeitura de Sorocaba, aprovando e liberando que a licitação para a obra de restauro fosse iniciada.
O palacete
Um dos mais importantes patrimônios históricos da cidade e cartão postal de Sorocaba, o Palacete Scarpa começou a ser construído em 1921 – em estilo neoclássico, com linhas greco-romanas -, e foi inaugurado em 1922.
Considerado uma das mais importantes construções históricas da cidade, por sua arquitetura imponente e por fazer parte do desenvolvimento econômico da cidade, o prédio foi tombado como patrimônio histórico em 2013, com o decreto municipal nº 20.884/2013. Ao longo dos seus 95 anos de existência, o Palacete Scarpa já foi residência, agência bancária, hotel e posteriormente se tornou repartição pública.