Praças podem ser adotadas em Sorocaba

Praças podem ser adotadas em Sorocaba Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 08/06/2018 às 17:07
  • Atualizado 12/09/2022 às 17:07
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Com o objetivo de promover o ajardinamento, conservação e manutenção das praças públicas urbanizadas e não urbanizadas do município, a Prefeitura de Sorocaba possui o Programa “Adote uma Praça”. A iniciativa municipal permite que indústrias, estabelecimentos comerciais, igrejas, condomínios e outras organizações da sociedade civil, além de pessoas físicas, ajudem o poder público a manter praças, canteiros centrais, áreas verdes e sistemas de lazer em perfeitas condições de uso da população.

Coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), o programa foi criado pela lei municipal 5.172, de 13 de agosto de 1996, e regulamentado recentemente pelo prefeito José Crespo, através do decreto municipal nº 22.925, de 18 de julho de 2017, que estabeleceu regras para a formalização do Termo de Cooperação para viabilizar o programa, entre outras providências.

“Com essa iniciativa do nosso prefeito José Crespo, a Prefeitura de Sorocaba desburocratizou esse processo e, com isso, poderemos contar mais facilmente com apoio de empresas, por exemplo, na manutenção de espaços públicos. Vamos deixar nossas praças mais bonitas e agradáveis e consequentemente vamos oferecer mais qualidade de vida a todos”, destaca o secretário da Sema, Jessé Loures.

O programa ainda valoriza a empresa, a escola ou a associação do bairro, contribui para o embelezamento da cidade e o incremento da qualidade de vida e ainda concretiza o senso de responsabilidade ambiental, a partir do compromisso com a manutenção do espaço.

 

Como vai funcionar

O Programa “Adote uma Praça” possui 34 praças disponíveis. De acordo com a Sema, outros locais podem ser sugeridos pelo interessado e serão analisados pela comissão responsável.

O interessado que adotar o espaço público deverá manter constantemente limpos o gramado, canteiros, bancos, passarelas e passeios públicos pertencente à praça adotada. Além disso, deverão realizar a manutenção paisagística, como roçagem de gramados, plantio e recuperação de canteiros de flores e plantas ornamentais.

Em troca, após a conclusão dos serviços, terá direito a colocar no local uma placa indicativa do programa, conforme o modelo padrão fornecido pela Sema, além de informe publicitário em bancos, lixeiras, playground e academia ao ar livre.

O prazo para a adoção será de até três anos e deverá estar indicado na Carta de Intenção. Toda a documentação deverá ser entregue de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins, localizada à avenida Rudolf Dafferner, 105, no Alto da Boa Vista.

A relação das praças públicas disponíveis para adoção está no site da Sema http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/, assim como a lei municipal, o decreto municipal e o edital de chamamento. Mais informações podem ser obtidas também pelo e-mail sema@sorocaba.sp.gov.br ou pelo telefone (15) 3238.2366.