Praça da Amizade ganha 52 árvores em ação com alunos de escola estadual

Praça da Amizade ganha 52 árvores em ação com alunos de escola estadual Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 17/10/2019 às 12:25
  • Atualizado 12/09/2022 às 12:25
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Praça da Amizade, localizada no bairro de Santa Rosália, foi escolhida para o projeto social de alunos do 3º ano do Ensino Médio da E. E. “Prof Júlio Bierrenbach Lima”. Os jovens decidiram realizar uma ação de reflorestamento em Sorocaba e nesta quinta-feira (17) plantaram 52 árvores de espécies variadas na praça, que fica em frente ao Estádio Municipal “Walter Ribeiro” (CIC) e bem próxima à escola estadual.

A iniciativa foi realizada em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), e fez parte das atividades ligadas à conservação e promoção da arborização urbana, com o objetivo de estimular na comunidade a prática ecológica através do plantio das árvores, ampliando a área vegetal da cidade em harmonia com o Plano Municipal de Arborização.

Além de embelezar o local, as árvores são importantes para a regulação da temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, reduzem a circulação do vento e ajudam no controle da erosão do solo. A Praça da Amizade ganhou exemplares de pau-brasil, tamboril, pau-formiga, entre outras espécies.

Antes de colocarem a mão na terra, os estudantes participaram de uma oficina de plantio com funcionários da Educação Ambiental da Sema para saber o passo a passo para o plantio. Já a equipe de Gestão Ambiental providenciou toda a estrutura necessária, desde a preparação dos berços, transporte e seleção das mudas do viveiro, até a utilização de tutores e insumos.

O casal Hishashi Sumya, de 82 anos, e Mituka Sumya, de 76 anos, moram há 10 anos em Sorocaba e caminham quase todos os dias na Praça da Amizade. Eles ficaram curiosos com a ação e com as espécies plantadas e aprovaram a iniciativa dos jovens. “Essa praça já tem árvores e é gostoso caminhar por aqui, porque elas refrescam”, destaca Mituka.

 

Sobre o projeto

O projeto desse grupo de alunos tem como objetivo conscientizar as pessoas para um mundo melhor, com pequenos gestos, com o plantio e cultivo de árvores em Sorocaba. A ação social ganhou visibilidade na rede social Instagram criada pelos alunos (@bierre_garden). A meta era que a cada cinco seguidores, uma árvore seria plantada em Sorocaba e, em menos de três dias, conseguiram 2.025 seguidores.

A aluna Isabela Cristina Rosa de Lima, de 17 anos de idade, mora no Jardim Maria do Carmo, e plantou mais de cinco árvores na área pública. “Estou super feliz, sinto que estou colaborando com o planeta. E aqui na praça do CIC, por mais que já tenha árvores, sempre precisa plantar mais, estamos ouvindo tanta história de desmatamento na Amazônia”, declara a jovem.

Marcos Moraes, professor de Geografia da escola estadual, idealizador do projeto, acompanhou o grupo no plantio. “Tudo foi ideia deles. Criaram a conta no Instagram e entraram em contato com a prefeitura, que prontamente nos atendeu. Estou a frente do projeto, mas conto com apoio total da direção e da coordenação da escola. Agora os alunos vão se organizar para com os outros colegas da sala para regar as mudas aqui na praça. Eles também se comprometeram a participar de outras ações que tiverem até o fim do ano até completar as 435 árvores do projeto”, contou o professor.