Pedro Serrano, que defendeu a Odebrecht na “Lava Jato”, palestrará sobre direitos humanos na OAB nesta terça-feira

- 21/03/2017 às 20:29
- Atualizado 12/09/2022 às 20:29
O advogado Pedro Estevam Serrano, um dos mais conceituados juristas do Brasil, ministrará nesta terça-feira (21) uma palestra sobre direitos humanos na OAB. Serrano atuou como advogado da Odebrecht desde 1980, e na empresa, ganhou mais notoriedade a partir do desenrolar da operação “Lava jato”, maior investigação de corrupção e lavagem de dinheiro do Brasil que investiga o esquema de corrupção entre empresas públicas e empreiteiras, especialmente a estatal Petrobras. Serrano deixou a empresa após as delações de executivos da companhia no ano passado.
Entre os temas da palestra, Serrano vai tratar de questões baseadas nos processos de desconstitucionalização com relação aos direitos humanos e fundamentais. “Quero abordar os efeitos e as questões teóricas dos direitos humanos”, explica o advogado. Conforme ele, esse processo é citado por autores europeus e americanos e tem relação com o esvaziamento dos direitos humanos. “O Brasil não é uma exceção. Faz parte desse processo, tem características distintas, mas está nesse contexto”, conta. O evento é dirigido para advogados, mas estará aberto para toda a comunidade.
Serrano é professor dos cursos de graduação, doutorado e mestrado em direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Ele é pós-doutorado pela Universidade de Lisboa, ex-procurador do Estado de São Paulo e jurista com centenas de publicações, que incluem livros e artigos jurídicos.
O jurista, que morou em Araçoiaba da Serra até meados da década de 1990, além da empreiteira Odebrecht, já defendeu a Microsoft, Oi Telefonia, Alston, CCR, Vale do Rio Doce, entre outras. Também já atuou em diversos processos em que o tema era improbidade administrativa.
A palestra acontece a partir das 19h, na Casa da Advocacia e Cidadania de Sorocaba, que fica na Avenida Três de Março, número 495, no Alto da Boa Vista.
Inscrições mediante a doação de uma lata ou pacote de leite integral em pó – 400g, na recepção do evento. A palestra é promovida pela 24ª Subseção da OAB de Sorocaba, sob coordenação da Comissão de Direitos Humanos.