Palestra “Turi$mo: que negócio é esse?” estreia o “Conexão Turística”
Imagem por Secom/PMS e Texto por Secom/PMS - 16/12/2025 às 15:38
- Atualizado 16/12/2025 às 15:38
A Secretaria do Turismo (Setur) promoveu, nesta segunda-feira (15), na Casa do Turista, a palestra “Turi$mo: que negócio é esse?”, com o publicitário Luís Bramante, estreando o ciclo de palestras “Conexão Turística”. Para promover reflexão, troca de conhecimentos e discutir os impactos do turismo em Sorocaba, a iniciativa abordou temas como desenvolvimento econômico, valorização cultural e os desafios da atividade turística no contexto urbano.
O foco do encontro foi conectar profissionais da cidade que trabalham nesse nicho de mercado, como por exemplo os motoristas de táxi e de aplicativos; guias turísticos; empresários do setor gastronômico; produtores rurais e trabalhadores do ramo hoteleiro.
Luís Bramante tem experiência de 20 anos no setor de turismo. Na oportunidade, ele mostrou aos presentes a vantagem de se ver o turismo como um negócio, apontando que o segmento já é responsável por um a cada cinco empregos diretos e indiretos no Brasil. “As pessoas que vêm para Sorocaba, sejam de outra cidade ou de outro país, estão trazendo uma receita nova, que não estava circulando. É um dinheiro que está vindo de fora e vai implementar a economia”, disse.
Bramante também ressaltou que a cidade de São Paulo é o principal receptor turístico do Brasil. “Nós estamos perto e temos que nos perguntar como estamos aproveitando isso. Nossa região é rica, não só de atrativos turísticos, mas também de infraestrutura, para também receber esses turistas”, conta.
O secretário do Turismo, Hudson Pessini, destacou que os trabalhadores e empresários locais devem estar preparados para um aumento de demanda nos próximos anos, apontando a inauguração do parque de diversões temático Cacau Park, que deverá movimentar cerca de 30 mil visitantes por dia na região. “Um turista que virá ao parque e se hospedará em Sorocaba, por exemplo, não vai ficar só no parque, mas vai querer conhecer os atrativos da nossa cidade. Se ele receber informações de alguém preparado para isso, seja de um motorista, de um profissional de restaurante ou da rede hoteleira, vai passar momentos agradáveis por aqui, vai injetar recursos na nossa economia e vai recomendar para mais pessoas”, explicou.
As próximas edições do ciclo de palestras “Conexão Turística”, previstas para 2026, terão suas datas divulgadas em breve.