Página “Lembranças Sorocabanas” relembra e mantém viva memórias e momentos da cidade
Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte - 15/08/2017 às 23:38
- Atualizado 12/09/2022 às 23:38
Com mais de 18 mil curtidas a página “Lembranças Sorocabanas” relembra as memórias da cidade com um acervo com cerca de 5 mil imagens digitalizadas, além de matérias com fatos ocorridos no município. A página foi criada em 2013 pelo sorocabano Antônio Sartorelli, que sempre gostou de fotos antigas e percebeu que não encontrava imagens da cidade para poder comparar com os dias de hoje. “A prefeitura nunca colocou imagens de antes e depois para mostrar em audiovisual para os estudantes. Com isso as nossas lembranças vão sumindo, porque não existe por parte dos órgãos oficiais uma divulgação disso”, comenta.
Logo no início Antônio contou com a ajuda de amigos que foram cedendo imagens pessoais. Além do apoio do Dr. Gal Moreira Dini, que cedeu o acervo de seu pai Gualberto Moreira (prefeito de Sorocaba entre 1948 a 1950) e do professor Douglas Gomes, que cedeu fotos aéreas tiradas por ele em 1978, além de seus arquivos pessoais.
Outro acervo que Antônio digitalizou foi o de Osvaldo de Souza Filho que possui várias fotos da cidade de Sorocaba e também é um dos maiores colecionadores de imagens de Itapetininga. Com o passar dos anos as pessoas começaram a enviar fotos por e-mail para serem postadas e há pouco tempo o criador da página conseguiu uma cópia também digitalizada do acervo do Museu Histórico Sorocabano.
Além das imagens e notas com informações da cidade, ainda é possível conferir mapas de antigos loteamentos e bairros. “Tudo isso eu fui agregando com o tempo de 2013 para 2017. São quatro anos editando a página e correndo atrás de imagens”, comenta Sartorelli.
O criador acredita que a página é muito importante, pois passa informações a varias pessoas, especialmente para os jovens que não vivenciou a época. “No caso da página ela mostra os locais que hoje desapareceram tanto de Sorocaba quanto de Votorantim e com isso podemos mostrar um pouco da nossa memória sorocabana”, acrescenta. “Já tive professores e alunos pedindo informações sobre a cidade por isso comecei a editar as notas da página com essas informações para deixar gravado. Temos alguns colecionadores em Sorocaba, mas estes acervos são fechados e não divulgados”, conta.
Para Sartorelli é preciso mostrar a história da cidade, mostrar o que é da população. “O Museu Histórico está digitalizando o acervo, tem muita coisa para ser feita e não existe verba para isso”, declara. “O Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS) também passa pela mesma situação. Está dependendo de doações para fazer o trabalho porque o Governo Estadual e Municipal não ajudam. Tanto o Museu Histórico quanto o IHGGS tem muito material para ser restaurado e não tem apoio”, acrescenta. “Imagina quantos documentos históricos são destruídos diariamente. Muitas famílias têm verdadeiros tesouros em álbuns com fotos que foram tiradas de vários locais da cidade e muitas dessas famílias jogam fora essas relíquias”, afirma.
Antônio Sartorelli pretende realizar um novo projeto no qual busca o apoio de um fotógrafo para fazer fotos atuais dos locais mostrados nas imagens antigas que publica. Além da página existe também um blog com os mesmos assuntos das postagens para preservação do nome “Lembranças Sorocabanas”.
Quem possui fotos antigas da cidade e tem o desejo de compartilhar esse momento especial com todos os Sorocabanos é só enviar sua recordação para o e-mail lembrancasorocabanas@gmail.com.