Paciente relata retenção de resultado de exame por falta de pagamento da Prefeitura

Paciente relata retenção de resultado de exame por falta de pagamento da Prefeitura Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 22/09/2017 às 15:11
  • Atualizado 12/09/2022 às 15:11
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Pacientes atendidos pela Unidade Básica de Saúde da Vila Angélica estariam com problemas na retirada de resultados de exames de um laboratório que presta serviço para a Prefeitura de Sorocaba. A falta de pagamento seria o motivo para a retenção dos resultados.

O problema foi relatado ao Z Norte na terça-feira (19) pela família da paciente Zilda da Silva Oliveira, de 73 anos, que reside no bairro. Conforme a família, quando a idosa foi retirar o resultado de um exame para monitorar o coração, feito a cada dois anos, recebeu a informação de que o mesmo estava retido, já que a Prefeitura não havia feito o pagamento do serviço prestado. Outras pessoas, conforme teria informado a funcionária do laboratório, que fica na Avenida Juscelino Kubitscheck, estariam na mesma situação. “Falaram que não poderiam liberar o exame porque a Prefeitura não tinha pago. Não é caso isolado. Tem muitas pessoas nessa situação”, explica um dos membros da família.

A reportagem do Z Norte entrou em contato com o laboratório. Na primeira ligação, uma funcionária do estabelecimento informou que, de fato, houve problema com exames, mas que a situação já estava regularizada. Mais tarde, em outra ligação, quando houve a identificação como imprensa, um funcionário do laboratório negou qualquer tipo de problema.

 

Equívoco

Questionada na quarta-feira (20), a Prefeitura de Sorocaba negou o problema. “A prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Saúde, informa que não há pendências de pagamento em relação ao exame citado no questionamento. O contrato está vigente até o mês de novembro”, avisa. “O fato descrito pode ser consequência de algum equívoco. A não entrega do laudo só acontece em duas situações: se houver a necessidade de repetir o exame; quando atrasa a emissão do laudo, (mas nesse caso, a clínica poderá enviar o exame por e-mail ou através do serviço de motofrete)”, conclui.

A família da paciente informou na quinta-feira (21) que o exame seria liberado.