Oficinas gratuitas de culinária vão ensinar receitas típicas do tropeirismo na Biblioteca Infantil de Sorocaba

Oficinas gratuitas de culinária vão ensinar receitas típicas do tropeirismo na Biblioteca Infantil de Sorocaba Imagem por Secom/PMS e Texto por Secom/PMS
  • 22/05/2025 às 13:35
  • Atualizado 22/05/2025 às 13:35
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Crianças e adultos terão a oportunidade de participar, na próxima semana, de oficinas culinárias com receitas típicas do tropeirismo, como parte da programação da 58ª Semana do Tropeiro. Os encontros acontecerão nos dias 28 e 29 de maio, às 14h30, na Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”, no Centro.

Realizadas pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), o objetivo das oficinas é aproximar os munícipes de todas as idades da cultura tropeira, mantendo viva a memória a respeito da participação de Sorocaba no desenvolvimento do Ciclo do Tropeirismo.

Na quarta-feira (28), às 14h30, os adultos serão convidados a participar da experiência gastronômica na cozinha caipira da Biblioteca Infantil, para o preparo do tradicional feijão tropeiro, com o intuito de se aventurar nos sabores da comida típica, além de repassar o conteúdo histórico da cultura sorocabana.

Já na quinta-feira (29), às 14h30, o encontro será voltado especialmente ao público infantil, com o preparo de broa de milho, alimento que teve um papel importante na culinária tropeira e era um dos ingredientes mais consumidos na época. Era um alimento prático e que possibilitava diversas receitas, como bolo e biscoitos.

As vagas são limitadas e, por isso, os interessados devem se inscrever pelo e-mail: eventos.bms@sorocaba.sp.gov.br, informando nome e idade dos participantes. Para manipulação dos alimentos, a Secult solicita que os participantes estejam com o cabelo preso.

A Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury” está localizada na Rua da Penha, 673, no Centro. Mais informações podem ser obtidas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3231-5723.