Mais de 400 hidrômetros foram furtados em Sorocaba

- 10/06/2022 às 18:23
- Atualizado 12/09/2022 às 18:23
A cidade de Sorocaba tem recebido uma grande onda de furtos, sejam eles em prédios públicos ou particulares. Antes o grande alvo eram os fios de cobre, alta tensão e também caixas de energia elétrica, onde por diversas vezes, escolas, unidades básicas de saúde, prédios públicos e residências tiveram grande prejuízo mediante a ação destes bandidos.
Agora o foco são os hidrômetros, sejam eles de maior calibre ou residencial, nada está impedindo a ação dessas pessoas que furtam estes utensílios para fazer uma “graninha” através da criminalidade.
Essa onda de furtos chamou a atenção das autoridades policiais, políticos e poder público que esperam inibir a situação o quanto antes, porém o que se observa que este é um problema que está longe do seu fim.
Fernanda Garcia cobra informações sobre furtos de Hidrômetros
A vereadora Fernanda Garcia (PSOL), enviou à prefeitura, após receber diversas denúncias, um requerimento onde procura saber do poder executivo as ações de combate a onda de furtos a hidrômetros que acontecem desde o último mês em pontos da Zona Norte da cidade.
“Fui procurada pessoalmente por pessoas que após serem vítimas dos furtos, não sabiam o que fazer já que não conseguiram um retorno do SAAE sobre o ocorrido”, explicou a vereadora, que continuou explicando que outra “dor de cabeça” aos moradores que tiveram seus hidrômetros furtados diz respeito ao pagamento. “Os munícipes se mostram preocupados com a possibilidade, ainda, de terem que arcar com os custos do gasto de água e de manutenção. Isso neste tempo onde o desemprego se mantém em alta e a inflação corroe os proventos, é impensável”, disse a vereadora.
Fernanda também comentou sobre sua apreensão com o desperdício de água que acontece após o equipamento ser levado. “Em uma das imagens que tive acesso era possível ver uma quantidade de água jorrando para a rua, isso é extremamente grave. Passamos por uma crise hídrica severa nos últimos tempos e garantir o nosso abastecimento durante o ano, passa pela economia, mas como fazer isso se o hidrômetro for levado? Isso que busco saber do SAAE” comentou Fernanda Garcia.
Vereador Vitão do Cachorrão lembra que é lei não pagar por hidrômetro furtado
Durante a sessão ordinária da última terça-feira (07), o Vereador Vitão do Cachorrão (Republicanos) citou uma lei do SAAE que libera o pagamento do valor de R$ 300 (trezentos reais) por parte de quem teve o hidrômetro furtado.
“As pessoas estão pagando trezentos reais para instalar o hidrômetro que foi furtado, e não precisa pagar nada, está aqui na lei do SAAE que ao fazer o boletim de ocorrência você não precisa pagar esse valor. Estão falando que precisa pagar e a população precisa saber que não é preciso não”, disse o vereador Vitão do Cachorrão (Republicanos).
Prefeitura de Sorocaba afirma que mais de 400 hidrômetros já foram furtados na cidade
Questionada, a Prefeitura de Sorocaba afirmou que está tomando todas as medidas para evitar o furto de hidrômetros na cidade, com ações da Operação “Ferro Velho” para identificar e fiscalizar este tipo de casos de receptação na cidade.
Numa primeira resposta o SAAE/Sorocaba orienta sempre o munícipe a fazer o boletim de ocorrência e acionar a autarquia em caso de constatar situação de furto.
“O Saae/Sorocaba orienta que o morador, se constatar situação de furto de hidrômetro, acione a autarquia pelo telefone 0800 770 1195 ou (15) 3224-5800. O munícipe também deve registrar Boletim de Ocorrência na Polícia Civil e encaminhar o documento ao Saae/Sorocaba, além de uma conta de água e um documento pessoal do responsável pelo imóvel, para fazer a solicitação de instalação gratuita de um novo hidrômetro. O procedimento pode ser feito diretamente nas Casas do Cidadão ou na Central de Atendimento do Saae/Sorocaba, que funciona no Pátio Cianê Shopping, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.”, disse o SAAE
Questionada sobre as contas de água, pois no momento que o hidrômetro é furtado, grande quantidade de água é desperdiçada deixando assim o munícipe em complicação, o SAAE recomenda que o consumidor faça a mudança para a caixa de hidrômetro padrão, pois nesse caso o equipamento fica fechado em dispositivo lacrado.
“A principal recomendação de prevenção é que o consumidor faça a mudança para a caixa de hidrômetro padrão, pois o equipamento fica fechado em dispositivo lacrado pelo Saae/Sorocaba, o que dificulta o acesso de pessoas não autorizadas. A autarquia registrou, em 2022, 443 ocorrências relacionadas. No caso do valor da conta, o munícipe não estará consumindo, portanto, o período sem fornecimento não é cobrado pela autarquia.”
A Prefeitura também foi questionada sobre o alto número de furtos de hidrômetros nas residências, e quais medidas o poder público poderia tomar a fim de coibir a ações de bandidos.
Em nota a prefeitura citou ações como a “Operação Ferro Velho”, além de pedir ajuda para que o munícipe que identificar as pessoas que estão furtando hidrômetros, fossem denunciadas através dos canais oficiais da Prefeitura.
“O Poder Público e as forças policiais também têm realizado, de forma rotineira na cidade, a “Operação Ferro-velho”, justamente para fiscalizar esse tipo de estabelecimento e coibir casos de receptação de materiais sem procedência ou alvo de furto, assim como checar denúncias e identificar possíveis ocorrências nos âmbitos criminal e administrativo. Desde o início das operações, 38 ferros-velhos já foram vistoriados.
Um estabelecimento foi notificado e, depois, multado e interditado; outros dois, multados e somente poderão reabrir após providenciar a regularização contábil; outros 17 foram notificados a promover regularizações nas instalações e dez, autuados. Mais de 70 pessoas foram abordadas durante as ações, sendo que duas foram presas por receptação de materiais furtados e outra, porque era foragida da Justiça. Seis ainda foram encaminhadas à delegacia, para averiguações.
Mais de 150 quilos de fiação de cobre, objetos de furto, igualmente foram recolhidos, entre outros materiais suspeitos, como ferramentas, três contêineres da coleta pública de lixo, sete carrinhos de supermercado (devolvidos aos respectivos estabelecimentos), uma ave em cativeiro, além de nove luminárias públicas e fiação de rede telefônica. Houve, ainda, um estabelecimento que teve parte das instalações embargadas, por estar construída em Área de Proteção Ambiental (APA).
A “Operação Ferro-velho” vai continuar, contemplando todas as regiões da cidade. Os locais fiscalizados são definidos, a partir de denúncias recebidas pela Prefeitura e pelas forças policiais, para averiguar, inclusive, suspeitas de irregularidades administrativas, além daquelas no âmbito criminal. Para fazer uma denúncia a esse respeito, o munícipe pode entrar em contato pelo telefone 156 ou pelo WhatsApp da Ouvidoria Geral do Município: (15) 99129-2426.”, finalizou a Prefeitura de Sorocaba em Nota