Má qualidade das fraldas geriátricas distribuídas pela Prefeitura de Sorocaba é motivo de reclamações

Má qualidade das fraldas geriátricas distribuídas pela Prefeitura de Sorocaba é motivo de reclamações Imagem por Divulgação e Texto por Fernando Araújo/ Jornal Z Norte
  • 06/02/2026 às 17:54
  • Atualizado 06/02/2026 às 17:54
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A qualidade das fraldas geriátricas disponibilizadas pela Prefeitura de Sorocaba está sendo alvo de críticas pela população. São muitas as reclamações referentes ao produto entregue pela Secretaria Municipal de Saúde e, na maioria das vezes, elas se referem às fraldas sem filtro  adequado de proteção, com qualidade da absorção muito baixa, abas faltando, entre outros defeitos.  Além das  reclamações referentes à  qualidade, também   há ainda sobre a falta do produto.

A situação tem causado diversos transtornos para os familiares, cuidadores e os próprios pacientes, que necessitam fazer uso delas. Entre  as denúncias  que chegaram à  redação está o  manifesto de Luciana Silva de Lima, cuja mãe, Niraci Silva de Lima, de 75, necessita de fraldas e as retira na UBS Ulisses Guimarães, no Parque Vitória Régia. 

Segundo ela, há três meses o produto fornecido, de uma marca diferente da qual constantemente recebia, apresenta péssima qualidade, sobretudo de absorção de urina, registrando vazamento imediato. 

Destaca ainda que o material é quase todo fabricado em plástico provocando alergias em sua mãe.“Estou usando apenas para  aparar  a higiene  da  minha mãe.  Porque  é plástico puro,  dá   alergia... Não  tem condição de  usar   ela não  absorve  a urina. Questionei na UBS  e eles limitaram a informar que ‘é o que a Prefeitura está mandando’’’, disse.

 

Ela afirma   ainda que, “por  diversas vezes”, ao longo do período em que recebe o fornecimento da fralda para sua mãe – desde 2014 – houve falta do produto e que só tomou conhecimento quando foi até a unidade básica. “Além da baixa qualidade, enfrentamos ainda a falta do produto e só somos informados quando chegamos no local. Eu moro perto, mas e as pessoas que moram longe? Não recebemos nenhuma comunicação prévia sobre a falta. E quando questionamos eles alegam que teria vencido o contrato e estava em processo de licitação, numa clara falta de planejamento”, criticou.

A dona de casa, R.S.A, moradora da Vila Hortência também é outra reclamante em relação à qualidade das fraldas. Cuidadora de um parente, ela, que prefere não ser identificada, a exemplo do que relatou Luciana, disse que a qualidade do produto “despencou” nos últimos meses. “Não dá para usar. É colocar e vazar urina ou até mesmo fezes, sujando lençol e roupas”, criticou.

 

O que diz a Prefeitura

Questionada, a Prefeitura de Sorocaba reconhece o problema e alega ter ocorrido em um lote do produto e promete resolver. Veja abaixo a integra da nota:

“A Secretaria Municipal da Saúde (SES) informa que tomou conhecimento de um lote de fraldas geriátricas entregues com qualidade inferior e já adotou todas as providências necessárias para a substituição. Todas as pessoas que estão reclamando na unidade já estão sendo orientadas sobre a reposição pelas novas fraldas. Quanto ao caso apresentado, a SES entrará em contato com a munícipe para orientá-la quanto aos procedimentos.”