Grupo de estudantes da E.M. “Matheus Maylasky” realiza passeio de trem na data comemorativa do Dia do Ferroviário

Grupo de estudantes da E.M. “Matheus Maylasky” realiza passeio de trem na data comemorativa do Dia do Ferroviário Imagem por Secom/PMS e Texto por Secom/PMS
  • 06/05/2025 às 12:24
  • Atualizado 06/05/2025 às 12:24
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O Dia do Ferroviário (30 de abril) teve uma comemoração especial para um grupo de estudantes da E.M. “Matheus Maylasky”, da rede municipal de ensino: um passeio de trem com a centenária locomotiva 58, movida a lenha.

Assim, os alunos puderam conhecer na prática como é viajar em uma maria-fumaça. Além disso, saber um pouco mais sobre a história da ferrovia, que atravessa Sorocaba, rumo a outros municípios. A ferrovia teve papel fundamental no desenvolvimento do município e de nossa região, ao transportar pessoas e também produtos que marcaram o avanço comercial de nossa cidade, como o algodão. A criação da Companhia Estrada de Ferro Sorocaba data de 1870, graças à iniciativa de um grupo de empresários sorocabanos, liderados pelo comerciante de algodão Matheus Maylasky, o patrono dessa escola.

 

“Os alunos aprendem, em sala de aula, sobre a importância da ferrovia para o crescimento de Sorocaba. A gente mostra livros e até desenhos e fotos do trem. Mas aqui eles conseguem ver pessoalmente como era e vivenciam isso. É muito diferente e, com certeza, eles vão levar esse momento na memória para sempre”, diz o professor Marcelo, que leciona a disciplina de História para as turmas de alunos que participaram do passeio.

A atividade foi promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com a Sorocabana – Movimento de Preservação Ferroviária. O passeio dos alunos contou, ainda, com o apoio da Secretaria da Educação (Sedu).

Os alunos participaram com muita animação. A aluna Júlia, de 11 anos, andou de trem pela primeira vez. “Fiquei muito orgulhosa de ter participado. Achei o passeio muito relaxante. O que mais gostei foi de olhar a vista pela janela do trem, bem diferente de como a gente vê pelo carro”, comentou.

Seu colega João Pedro disse que gostaria que o passeio fosse mais longo. “É diferente do que eu imaginava. Não sabia que o trem era movido a lenha. Agora sei porque a gente vê aquela fumaça. É uma tecnologia nova?”, perguntou, curioso.

A colega Alice também elogiou a iniciativa da escola. “Gostei bastante. Já tinha andado de trem, mas não um como este. Não sabia que seria uma maria-fumaça. É muito legal!”, ela concluiu.

“Além de proporcionar um momento lúdico e educativo, o passeio também serviu como uma forma de incentivar as crianças a valorizarem e preservarem a memória ferroviária”, destaca a gestora de Desenvolvimento Educacional da Sedu, Liani de Sousa Sai.