FabulAI: Projeto usa Inteligência Artificial para estimular leitura infantil

- 26/08/2025 às 16:49
- Atualizado 26/08/2025 às 16:49
Jundiaí acaba de se tornar o berço de uma iniciativa inovadora que une tecnologia de ponta e impacto social. O projeto FabulAI, criado pelo desenvolvedor Leandro Pires Siqueira em Parceria com o Empresário Alexandre Zilio, utiliza inteligência artificial generativa para criar livros infantis totalmente personalizados — com o nome, os gostos e até a imagem da criança como personagem principal.
Mais do que uma solução tecnológica, a FabulAI é um exemplo claro de tecnologia usada para o bem comum: promove a leitura, estimula o vínculo afetivo entre responsáveis e crianças, e cria oportunidades para inclusão digital e educacional de forma lúdica e acessível. O projeto já está ativo e pode ser acessado pelo site https://fabulai.com.br.
“A ideia é que cada criança possa se ver como protagonista de sua própria história. Isso fortalece a autoestima e estimula a imaginação desde cedo. Usamos a foto da criança como base do personagem, isso gera uma identificação.”, explica Leandro, que desenvolveu a solução com base em ferramentas como OpenAI, geração de imagens por IA e automações via WhatsApp (foram usadas mais de 17 tecnologias integradas).
A iniciativa tem despertado o interesse de educadores, psicólogos e famílias que buscam novas formas de incentivar o hábito da leitura em casa. Além disso, o modelo de produção automatizada permite que os livros sejam gerados e entregues digitalmente em poucos minutos, por um valor acessível.