Ex-secretário da Saúde de Sorocaba, Dr. Vinicius Rodrigues, recebe Título de Cidadão Emérito nesta segunda-feira (18)

Ex-secretário da Saúde de Sorocaba, Dr. Vinicius Rodrigues, recebe Título de Cidadão Emérito nesta segunda-feira (18) Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 18/04/2022 às 13:15
  • Atualizado 12/09/2022 às 13:15
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O ex-secretário da Saúde de Sorocaba, Dr. Vinicius Rodrigues, recebe nesta segunda-feira, 18 de abril, às 19h, durante sessão solene na Câmara Municipal de Sorocaba, o Título de Cidadão Emérito por toda a sua dedicação e trabalho à frente da Saúde Pública da cidade, incluindo o seu empenho na luta contra o pior momento da pandemia de Covid-19 no município. A iniciativa da homenagem é do vereador Vinícius Aith (PRTB).

“Fico extremamente feliz pelo reconhecimento e homenagem, por todo trabalho que executei em parceria com os valorosos servidores da Secretaria da Saúde e confiança do prefeito Rodrigo Manga, durante a pandemia. Além disso, realizamos importantes conquistas e melhorias em prol da população sorocabana”, ressalta o médico e ex-secretário.

 

Sobre o homenageado

Vinicius Tadeu Sattin Rodrigues é médico e político, natural de Sorocaba-SP, casado, pai e cristão. Atualmente é o primeiro suplente à cadeira na Câmara dos Deputados no Estado de São Paulo e pré-candidato para deputado federal. Entre os anos de 2021 e 2022, Dr. Vinicius atuou como secretário da Saúde de Sorocaba e teve como missão melhorar a rede municipal e liderar o enfrentamento da Covid-19.

Ele deixou a cidade de Sorocaba aos 18 anos para cursar a Faculdade de Medicina de Marília (Famema), Universidade Pública Estadual. Retornou a sua terra em 2016, com a residência concluída em Imagenologia e experiência pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Atuou em diversos serviços de saúde público e privado da região, cursou pós-graduação em MBA em Gestão em Negócios na Saúde e participou da implantação do Hospital Regional de Sorocaba “Adib Jatene”.

Logo que assumiu a Secretaria da Saúde (SES), Vinicius iniciou o planejamento para a implantação de Centros de Estabilização Covid, para que não faltasse leitos Covid à população na cidade, além da ampliação de outros leitos em hospitais já contratados.

Foram criados cinco Centros de Estabilização e no pior momento da pandemia, a cidade chegou a ter aproximadamente 300 leitos Covid municipais. Outra medida importante foi também a criação de 10 Unidades Sentinelas Covid, sendo duas megacarretas, para atender casos suspeitos e confirmados da Covid-19.

Com o início da vacinação, ele imediatamente agilizou um planejamento para imunizar o mais rápido possível, conforme o envio de doses do Estado. Mais de 1,5 milhão de doses foram aplicadas na população de Sorocaba, durante sua gestão à frente da pasta da Saúde. Com o avanço da vacinação e outras medidas preventivas, a cidade reduziu em mais de 90% os casos, internações e óbitos por Covid-19.

Durante sua gestão, foram revitalizadas mais de 15 unidades de Saúde. Outra ação importante realizada, em apenas 14 meses de sua administração, foi a inauguração dos PAs (Prontos-Atendimentos) 24 horas Carandá; Sorocaba I; São Bento e Aparecidinha. Neste período, também foi inaugurada a 33ª UBS, a Lopes de Oliveira.

Já, na área de tecnologia e informatização, o ex-secretário da Saúde liderou a criação do site “Meu Remédio Sorocaba”, lançado em setembro de 2021 e que tem o objetivo de informar o estoque, em tempo real, dos medicamentos das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e auxiliar o munícipe em sua programação para a retirada de remédios.

Também foi implantado nas UBSs o prontuário eletrônico para facilitar o acesso de informações dos pacientes e evitar a utilização de papel. Em paralelo, 226 tablets foram entregues aos agentes comunitários da saúde para otimizar o atendimento deles nos territórios.

Para zerar as filas de espera de consultas, exames e cirurgias, foi iniciado o Mutirão da Saúde, que vem sendo realizado desde o dia 18 de fevereiro de 2022. Também foi realizada a contratação de 300 médicos por processo seletivo e mais 400 pelo projeto “PJ Médico” para reforçar a assistência em saúde.

Outras ações de ampliação realizadas foram as seguintes: volta do atendimento itinerante dos Ônibus Azul e Rosa; convênio de 270 internos do curso de medicina para reforçar os atendimentos das unidades; início do inédito atendimento Lico Laser; implantação da Escuta Especializada Contra Violência Infantil no GPACI; ampliação da oferta de mamografia e ressonância magnética; compra de 2 milhões de fraldas geriátricas; início do Mutirão Oftalmológico; aquisição de duas ambulâncias do Samu para o mês de março e ampliação da Frota da Saúde com mais 92 veículos. Além da ampliação contratual com a Santa Casa; GPACI (Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil) e BOS (Banco de Olhos de Sorocaba).

Antes de pedir sua exoneração do cargo de secretário da Saúde, no dia 3 de março de 2022, para ser pré-candidato a deputado federal pelo Estado de São Paulo, Dr. Vinicius Rodrigues encabeçou as seguintes ações em andamento e planejamento como: implantação de ambulâncias nas Unidades de Urgência e Emergência; revitalização das demais unidades de saúde; implantação do prontuário eletrônico na Policlínica e na Central de Regulação de Vagas; contratação de mais de 100 mil exames de imagem; contratação de uma Unidade de Acolhimento Infantil; contratação de serviços de terapia para pacientes autistas; construção do Complexo Hospitalar; concurso público da Saúde; ampliação do horário de atendimento das UBSs; ampliação da oferta de exames laboratoriais e ampliação de consultas e exames oftalmológicos.