Entenda como funciona o sistema de integração no transporte público de Sorocaba

Entenda como funciona o sistema de integração no transporte público de Sorocaba Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 30/08/2022 às 18:29
  • Atualizado 30/08/2023 às 18:29
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O transporte público de Sorocaba, gerenciado pela Urbes – Trânsito e Transportes, é um dos mais modernos do País. O sistema opera via integração, física ou temporal, e abrange todas as 120 linhas disponíveis, permitindo ao usuário trocar de ônibus, para completar sua viagem, sem pagar uma nova passagem. As possibilidades de deslocamento de um ponto a outro da cidade são múltiplas, porém, existem algumas regras simples que devem ser seguidas.

A Integração física opera desde 1992 e é realizada por meio do transbordo (troca de ônibus), dentro dos quatro terminais urbanos (Santo Antônio, São Paulo, São Bento e Vitória Régia). Por vez, a integração temporal ocorre desde 2008 e possibilita a troca de linhas, dentro de um período máximo determinado (90 minutos), em qualquer ponto de ônibus do sistema.

O sistema de integração permite até três integrações ou a utilização de até quatro linhas, dentro do prazo máximo de 90 minutos, contado a partir do pagamento da primeira passagem. Ou seja, o usuário embarca na primeira linha e pode fazer a integração com outras três linhas diferentes, se desejar.

“Em um mesmo deslocamento, pode-se utilizar mais de uma linha de ônibus, pagando apenas uma passagem e sem necessidade de chegar aos terminais para fazer a transferência. City, Consor e BRT, as três empresas que operam o transporte no município, atuam de forma integrada”, explica o diretor-presidente da Urbes, Sergio Barreto.

 

O que não é permitido?

O sistema de integração apenas não permite que o usuário faça o percurso de ida e volta com o pagamento de uma única passagem, na mesma linha. Também, não é permitido que o usuário desembarque da linha, durante o caminho, e tente pegar a mesma linha outra vez, no mesmo sentido. “A integração é para facilitar o deslocamento, em menos tempo. Há apenas essas duas exceções”, reitera o diretor-presidente da Urbes.

Lucas Oliveira, por exemplo, é morador do Parque Vitória Régia, na Zona Norte, e usuário do transporte público. Ele utiliza o sistema de integração para chegar ao trabalho, na região do bairro Campolim, na Zona Sul. “Integrar em qualquer lugar é mais rápido para o meu trajeto diário e bem mais fácil, porque uso dois ônibus para chegar ao meu destino. Demoraria mais se tivesse que ir até o terminal, para, então, pegar outro ônibus”, aponta.

Vale salientar que a integração temporal está disponível para os usuários que possuem o Cartão Eletrônico do sistema (Cartão Social, Cartão Vale-Transporte, Cartão Estudante) e para aqueles que realizam o pagamento via Carteira Digital, por meio do uso do celular.

“Em suma, o passageiro embarca no primeiro ônibus e, na catraca eletrônica, tem o valor da tarifa descontado dos créditos do cartão. No próximo ônibus, ao encostar o bilhete, a catraca é liberada, mas sem desconto dos créditos. Basicamente, é assim que funciona. É inovação e experiência na gestão de bilhetagem”, resume o diretor de Transportes da Urbes, Adriano Brasil.

A matriz de toda a operação da integração no transporte público de Sorocaba, com as conexões entre linhas, pode ser consultada no site: https://www.urbes.com.br/integracao-entre-linhas

 

Mais melhorias no sistema

Outro diferencial na melhoria da oferta e qualidade do transporte para a população, aliado ao sistema integrado, é que, nos últimos anos, houve aumento no número de linhas do transporte público em Sorocaba, que passou de 107, em 2019, para 120, atualmente.

E, ainda, houve a implantação do Sistema Rápido Sorocaba, que teve início em 2021, com a instalação de Miniterminais, como aqueles já em funcionamento nos bairros Cajuru, Aparecidinha, Brigadeiro Tobias e Éden. O modelo é composto por linhas troncais, alimentadoras e outras que se integram nas estações de transferência, possibilitando, entre inúmeros itinerários, exatamente que o usuário vá de um bairro para outro destino, pagando apenas uma tarifa. Ao todo, estão previstos 18 Miniterminais na cidade, para uma completa rede integrada de linhas aos terminais urbanos.

Os ônibus que operam nesses pontos, fazendo a ligação com  a região central, são os mais modernos, articulados, com ar-condicionado, internet sem fio e entrada USB para carregamento de dispositivos eletrônicos. Os novos Miniterminais contam com pontos de embarque e desembarque, estrutura e sinalização visual modernas, com cobertura, assentos e estão equipados com entrada USB para carregamento de celular e outros eletrônicos.

“Todas as linhas que atendem a essas regiões passaram por otimização de itinerário e da programação horária, visando aumentar a oferta e aperfeiçoar o percurso, oferecendo redução no tempo de deslocamento e promovendo mais conforto e modernidade aos usuários. A Urbes acompanha diariamente toda a operação, a fim de promover eventuais ajustes necessários na oferta de horários, sempre conforme a demanda de cada linha”, destaca o diretor-presidente da Urbes.

Outro ganho tem sido em relação à renovação da frota, pois o transporte público da cidade opera com 371 veículos, tendo uma idade média de 4,35 anos. O índice se enquadra nos mais altos padrões de qualidade em mobilidade. Demonstra, inclusive, a qualidade do serviço oferecido à população, mediante melhoria e troca contínuas da frota.

Sorocaba tem operado com 100% da frota do transporte coletivo, com capacidade de transporte para até 660.671 passageiros/dia útil, bem acima da demanda atual (mais de quatro vezes), que é de 154,5 mil passageiros/dia útil, em média.  Atualmente, são 36 ônibus articulados e 30 superarticulados. Até o fim de 2019, eram 18 articulados e uma capacidade total de transporte para até 586.953 passageiros/dia útil.

 

Contato com a Urbes

Os usuários do transporte público podem, ainda, utilizar os canais de comunicação com a Urbes, para fazer apontamentos, a fim de melhorar, cada vez mais, os serviços prestados. Todas as solicitações são registradas e estudadas a sua aplicação.  O contato pode ser feito pelo PABX: (15) 3519-3100; WhatsApp: (15) 99760-9621; site: www.urbes.com.br e, ainda, pelo  WhatsApp da Ouvidoria: (11) 98884-5218.