Em um mês, WhatsApp “Dedo-Duro” da Urbes recebeu quase mil denúncias; Destas, 40 viraram multas

Em um mês, WhatsApp “Dedo-Duro” da Urbes recebeu quase mil denúncias; Destas, 40 viraram multas Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 04/01/2019 às 11:17
  • Atualizado 12/09/2022 às 11:17
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O WhatsApp das Denúncias lançado pela Urbes – Trânsito e Transportes em dezembro completou um mês e recebeu aproximadamente 967 denúncias. Segundo informações da empresa pública, desse total 40 infrações identificadas viraram multas efetivas, e outras 445 foram para registro.

Dentre as denúncias mais comuns, estacionar em local proibido foi a campeã. É importante reforçar que a participação da população limita-se às denúncias e não às multas; apenas os agentes de trânsito e guardas civis credenciados são habilitados a aplicar multas. Dessa forma, cabe ao agente de trânsito, ao receber a denúncia, verificar a ocorrência através das câmeras de videomonitoramento ou pessoalmente no local da infração.

A Urbes esclarece que mesmo que a infração não seja comprovada pelos agentes, a denúncia fica registrada e, caso sejam recorrentes, irá inserir o local na rota de trabalho de seus agentes para que possam atuar preventivamente, coibindo novas infrações.

A Urbes orienta a população a gravar o número do CCO (Centro de Controle Operacional) da Urbes, 15 99183-0037, na agenda de contatos do celular e, quando presenciar uma infração, fotografar e enviar ao CCO. É importante que as informações sejam completas, especificando e mostrando qual o ato de infração praticado.

Além do WhatsApp, a Urbes possui o número de telefone 118 e o Fale Conosco do site www.urbes.com.br como canais de comunicação com a população. Neles a população realiza solicitações, tira dúvidas e faz denúncias. Com a nova ferramenta é possível atender em tempo real as denúncias, e caso confirmado pelo agentes de trânsito, autuar o infrator.