Crianças aprendem de forma divertida sobre os animais do Zoo

- 06/09/2017 às 21:45
- Atualizado 12/09/2022 às 21:45
O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” recebeu nesta terça-feira (5) 45 alunos do Jardim I, II e III do Colégio Pleno para uma visita monitorada. As crianças caminharam pelas alamedas do zoo e conheceram mais sobre algumas espécies de animais, fizeram um piquenique e ainda visitaram os “bastidores” do parque. Já nesta quarta-feira (6), a atividade ocorrerá das 14h às 16h para 20 crianças do Jardim I e II da escola.
Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), a visita monitorada é gratuita e teve como objetivo possibilitar que os participantes conhecessem mais sobre a biologia dos animais, sobre como funciona um zoológico e sobre o importante papel que ele desempenha para a sociedade.
Acompanhadas pela equipe de Educação Ambiental da Sema, as crianças conheceram o aviário, lêmure-de cauda-anelada, urso-de-óculos, hipopótamo, mico-leão-dourado, sagui-da-mão-amarela, macaco-aranha, lobo-guará, leoa, elefante, jacaré-açu, flamingo, suindara, entre outras espécies que habitam o parque municipal.
Em cada recinto, os técnicos apresentavam as curiosidades das espécies, despertando ainda mais a atenção das crianças. Os flamingos, por exemplo, permanecem por longos períodos apoiados em uma perna só como uma posição de descanso. Já macacos, como mico-leão-dourado e os saguis, são ótimos dispersores de sementes. “Esses animais se alimentam de frutos e eliminam as suas sementes pelas fezes, levando-as de um lado para o outro, por isso há tantas árvores nas florestas”, explicou a chefe de divisão de Educação e Educomunicação Ambiental da Sema, Carolina Barisson Sodré.
Após o piquenique, os alunos foram levados para conhecer o setor de veterinária e também a cozinha, onde é preparada diariamente a alimentação de todos os habitantes do zoo. “Vocês vão conhecer a cozinha enorme aqui do parque, onde são preparadas as comidas para os bichos. Por isso, falamos que os visitantes não podem dar salgadinho, bolacha ou qualquer outro alimento aos animais, porque eles já recebem uma refeição preparada especialmente para cada um deles”, alertou a técnica ambiental Peônia Brito de Moraes Pereira, que atua na área de Educação Ambiental. Para encerrar a atividade no “Quinzinho de Barros”, Peônia apresentou a eles a “Catrina”, uma fêmea adulta da cobra-do-milharal.
Sobre a experiência
Para a professora do Jardim III, Talita Fernanda Zocca Martins, a experiência foi muito especial. “Nós já viemos com eles aqui, mas não tínhamos agendado a visita monitorada. Com a presença da equipe da Secretaria do Meio Ambiente foi muito diferente. Eles conheceram lugares aqui do parque que não tinham visto e receberam informações que nós não saberíamos passar a eles. Foi muito bom e produtivo”, comentou. A ideia, segundo a professora da turminha, será trabalhar neste bimestre com o tema alimentação e habitat dos animais.
Vinícius, aluno do Jardim III, se divertiu bastante com seus colegas de classe no zoo. “Eu já conhecia aqui, mas achei muito legal desta vez. Conheci o gato-do-mato, que foi o bicho mais bonito que vi aqui”, afirmou o garoto.
Como participar de uma visita monitorada
De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins, escolas e instituições interessadas em participar da visita monitorada no zoo podem entrar em contato através do e-mail eazoologicosorocaba@gmail.com. O “Quinzinho de Barros” está localizado na rua Teodoro Kaizel, 883, na Vila Hortência. Mais informações podem ser obtidas também pelo telefone (15) 3227.5454.