Confira os destaques da Agenda Cultural desta semana em Sorocaba
Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte - 25/07/2017 às 21:50
- Atualizado 12/09/2022 às 21:50
Agenda Cultural com a programação dos eventos promovidos pela Secretaria de Cultura e Turismo de Sorocaba e também realizados com algumas parcerias.
Até 30/07
Exposição com William Ferreira
Horário: Segunda a sexta: 8h às 16h50 – Sábado e domingo: 13h às 16h50.
Local: Biblioteca Municipal de Sorocaba – Rua Ministro Coqueijo Costa, 180, Alto da Boa Vista.
Entrada: Gratuita
Descrição: A exposição das obras do artista plástico Will Ferreira mostra personagens inspirados em um ser humano confuso, programado, tomado por seus afazeres, lutando para se adaptar e sobreviver em uma sociedade tecnológica que está em constante mutação, com uma visão pessoal que não oferece solução para os problemas decorrentes deste progresso. As telas e acrílicos possuem desenhos de máscaras, que simbolizam a adaptação que o ser humano é capaz de fazer, a tecnologia é mostrada como pontos em que uma vida é acabada quando uma máquina começa. Os trajes dos personagens trazem elementos que nota-se a trajetória do homem em diversas épocas e por fim, o mundo em que foram retratados pertence ao irreal, em que interagem com sentimentos e impressões da realidade, mas transformados dentro dos limites racionais, técnicos e sonhos.
Até 28/07
Oficina de Dobraduras
Horário: 14h às 16h
Local: Biblioteca Infantil – Rua da Penha, 673, Centro.
Entrada: Gratuita
Descrição: As crianças poderão confeccionar suas próprias dobraduras desde as mais simples até as mais elaboradas, passo a passo, treinando suas habilidades, ou seja, a coordenação motora fina. A oficina será ministrada pela arte-educadora Paula Cristina Minatogawa.
28/07
Sérgio Mallandro
Horário: 21h
Local: Teatro Municipal Teotônio Vilela – Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, Alto da Boa Vista.
Entrada: Inteira R$ 70 e Meia R$ 35
Descrição: Um dos artistas mais conhecidos do Brasil desde a década de 80, Sérgio Mallandro apresenta seu novo show de stand up. Durante a apresentação, o humorista conta algumas situações de sua carreira e também de sua vida. Além disso, o público participa do show quando Mallandro abre a Porta dos Desesperados.
Vídeo em: https://www.youtube.com/watch?v=1FMmTDZA62k
29/07 e 30/07
9ª Festa da Colônia Japonesa de Sorocaba
Horário: 12h às 21h
Parque Kasato Maru – Av. Antônio Carlos Comitre e Washington Luiz – Campolim
Entrada: Gratuita
Descrição: A 9ª edição da Festa da Colônia Japonesa conta com a participação de barracas de entidades beneficentes com comidas típicas como guioza, tempurá, yakissoba, udon, sushi e sashimi. O público também encontrará produtos japoneses como roupas, futons e objetos diversos. A programação inclui shows musicais, tambores, danças, bazaristas e culinária oriental.
29/07
Bate papo com Abner Laurindo
Horário: 19h
Local: Biblioteca Municipal – Rua Ministro Coqueijo Costa, 180, Alto da Boa Vista.
Entrada: Gratuita
Descrição: Abner Laurindo é escritor, jornalista e pesquisador. Atua há vinte anos na imprensa e já passou pelas redações do Jornal Cruzeiro do Sul, Diário de Sorocaba, Revista Escala, Metro News, Jornal dos Delegados e assessorias de imprensa. Por duas vezes, Laurindo foi contemplado com a Lei de Incentivo à Cultura de Sorocaba (Linc) como escritor, e ganhou o Prêmio Sorocaba de Literatura de 2015.
29/07 e 30/07
Farsa de Juiz da Beira
Horário: 20h
Local: Faculdade de Direito de Sorocaba. Rua Dr. Ursulina Lopes Tôrres, 123, Vergueiro.
Entrada: Gratuita
Descrição: Gil Vicente não poderia ficar à parte do Festival de Teatro Quatro ao Quadrado, uma vez que suas obras são as principais referências que se tem da prática teatral do século XVI, cujo acervo vicentino é frequentemente estudado por historiadores, sociólogos e filósofos. Assim, a Cia. Trupé de Teatro apresenta em a Farsa de Juiz da Beira um retrato da sociedade portuguesa da época, refletindo acerca do comportamento de Pero Marques, morador de Beira, uma pequena cidade de Portugal, na qual realiza o ofício de juiz. Entretanto, os métodos disformes e simplórios pelos quais julga os casos que lá surgem, levam-no a ter de julgar diante do Rei. Desta feita, Pero Marques coloca-se a argumentar sobre os casos que lhe aparecem. Dentre as figuras que surgem, vem uma famosa alcoviteira da cidade reivindicando a punição de um rapaz que supostamente teria violado sua filha. Vem um Escudeiro, que se apaixonou por uma moura e usou os serviços daquela alcoviteira e acaba acusando-a, já que mesmo gastando o que tinha, não consegue conquistar a moça. O Juiz absolve a alcoviteira. O mesmo escudeiro pede que o criado lhe devolva a roupa nova, já que não quer trabalhar mais para ele. Vem quatro irmãos discutir uma herança, um asno deixado pelo pai. Cada um tem uma característica principal: um é preguiçoso, um é dançarino, um é esgrimista e um é apaixonado. Estas tais situações esdrúxulas, bem como a postura assumida pelo juiz revestem a peça de graça e leveza. A peça faz parte do Festival de Teatro Quatro ao Quadrado, projeto contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura (LINC).
30/07
Domingo no Parque
Horário: 11h
Local: Campolim – Parque Carlos Alberto de Souza
Gratuita: Entrada
Descrição: O projeto “Domingo no Parque” oferece momentos de entretenimento à população, além de abrir espaço para artistas locais divulgarem seus trabalhos. Rock Station, que se apresentará neste dia, é composta por Pâmela Rubia, Carlos Lino, Luciano Donizeti, Netto Carvalho e Fabrício Matos. A banda apresenta grandes sucessos da música nacional e internacional, mesclando clássicos do pop rock, desde os anos 1970 até os atuais.
Confira os destaques da Agenda Cultural desta semana em Sorocaba
Confira os destaques da Agenda Cultural desta semana em Sorocaba
Confira os destaques da Agenda Cultural desta semana em Sorocaba
Confira os destaques da Agenda Cultural desta semana em Sorocaba