Competência para atuar em Iperó é da EMTU e entidade fiscalizará ampliação feita pela Urbes em linha de George Oetterer

- 18/08/2017 às 22:01
- Atualizado 12/09/2022 às 22:01
A Empresa Metropolitana de Transporte Urbano (EMTU), que gerencia as linhas de transporte coletivo entre os municípios nas regiões metropolitanas do estado de São Paulo, afirmou na segunda-feira (14) que a competência para atuar no setor na cidade de Iperó não é da Prefeitura de Sorocaba e que tomará medidas com relação ao caso. A ampliação dos horários da linha foi apresentada pelo prefeito José Crespo (DEM) em solenidade no bairro de George Oetterer na sexta-feira (11).
A autarquia estadual foi enfática ao comentar a situação. “Conforme determina a legislação, itinerários de linhas de ônibus que ligam dois ou mais municípios dentro de uma mesma região metropolitana do Estado devem, necessariamente, devem ser gerenciados pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos, por meio da EMTU”, afirma a entidade. “Em relação à ligação entre o município de Iperó e Sorocaba, A EMTU providenciará fiscalização na região e se constatado descumprimento da legislação, o assunto será tratado conjuntamente com representantes da área de transportes dos dois municípios”, enfatiza.
De acordo com a Urbes, foram criados em Iperó mais três horários com saída do ponto final do bairro em dias úteis: 9h35, 15h30 e 17h40. Partindo do Terminal Santo Antônio, a linha agora conta com outros três horários: 8h30, 14h25 e 16h30. Já aos sábados, os usuários do transporte coletivo terão mais dois horários com partida do terminal (7h15 e 12h30) e um horário a mais partindo do bairro (8h15).
Prefeitura de Sorocaba
Questionada sobre a legalidade da ampliação das linhas, a Prefeitura de Sorocaba afirmou que “a linha em questão já está operando há muitos anos”, e que o “prefeito José Crespo apenas ampliou a frequência para atender melhor aos usuários de Sorocaba que utilizam aquele destino. Para operar, certamente a linha tinha autorização quando iniciou.”
Atualmente, ainda conforme a Urbes, esta linha do transporte coletivo atende em torno de 11 mil passageiros por mês.