Canal de perseguições policiais no YouTube reúne mais de 800 mil visualizações

- 22/12/2017 às 17:47
- Atualizado 12/09/2022 às 17:47
Foi com a ideia de mostrar a realidade do trabalho policial e incentivar os amantes da profissão que o soldado Cordeiro criou um canal no YouTube. Chamado de “Canal Soldado Cordeiro”, a página já tem 13.700 inscritos e seus 65 vídeos já somam 838.624 visualizações, até a publicação desta reportagem.
O soldado da Polícia Militar conta que sempre teve o desejo de criar o canal. “Eu já gravava antes, mas com o celular, porque não tinha câmera. Aí no meu aniversário neste ano, minha esposa me deu a câmera de presente, e eu comecei”, lembra. Cordeiro iniciou suas gravações para o canal em março deste ano. “É uma maneira de mostrar minha profissão, para quem quer entrar. É um incentivo. Para quem tentou entrar e não conseguiu, também acaba sendo uma forma de conhecer melhor o trabalho”.
O canal do Soldado Cordeiro, no entanto, não é composto apenas por suas próprias filmagens, mas também por vídeos de colegas da região, inclusive que atuam no canil. Por isso, além das perseguições em motocicletas, realizadas pelo próprio soldado, também é possível conferir ações policiais com viaturas de quatro rodas. “Minha ideia é mostrar a minha carreira e o vídeo de outras pessoas que também estiverem comigo. O canil filma a ação deles e eu publico, como forma de publicidade do trabalho deles”, afirma.
Restrições
Cordeiro, no entanto, toma o cuidado de não prejudicar seus companheiros de trabalho nem os suspeitos dos vídeos. Por isso, sempre edita e não mostra o rosto de ninguém, para preservar a imagem dos envolvidos na ocorrência. Até o momento, o vídeo “Fuga à toa! YBR encarou a Duster da Polícia” que, em um mês, atingiu mais de 100 mil visualizações. Neste, o Soldado relata que estava em patrulhamento pela Vila Helena quando foi solicitado apoio para uma ocorrência no Jardim Nova Esperança. Quando a viatura acionou a sirene, uma dupla que estava em uma motocicleta Yamaha YBR, logo à frente, tentou fugir, pois acreditaram que a perseguição era a eles. Com a atitude suspeita, os policiais os acompanharam e, com o apoio de outras viaturas, conseguiram abordá-los. O piloto não tinha Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a documentação da moto estava atrasada.
Evolução
Com o trabalho de sucesso no YouTube, o soldado também criou uma página no Facebook. Cordeiro afirma que os vídeos não são assistidos somente por policiais. “A gente vê que a população acompanha, e acabam comentando que nem imaginam a quantidade de ocorrências em Sorocaba. Quem me conhece, sempre comenta que viu o vídeo”. Atualmente, Cordeiro está afastado de suas funções porque quebrou o dedo durante uma perseguição, no entanto, em janeiro deve voltar às atividades. “Espero que mais policiais comecem a filmar e me enviem. Trabalho só na Zona Norte, então tem bastante ocorrência. Muitos não sabem como funciona o trabalho da Polícia. Acham que é como filme americano, que é fácil, mas não é”. O canal pode ser acessado através do endereço https://goo.gl/xwk1Ut e a página, no https://www.facebook.com/RPM.Sorocaba.