Auditório da Biblioteca Municipal de Sorocaba ganha modernização com projeto cultural contemplado pela Lei Paulo Gustavo

- 06/08/2024 às 13:08
- Atualizado 06/08/2024 às 13:08
A Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger” terá uma programação especial, nesta quinta e sexta-feira (8 e 9), para inaugurar melhorias feitas em seu auditório, por meio do projeto cultural do Prof. Dr. Adriano Del Mastro Contó, sorocabano que atua no cenário nacional como maestro e pianista, contemplado com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022). O espaço foi modernizado, com instalação de som de alta definição, potência e qualidade; tratamento acústico, que permitirá uma audição refinada; e um piano de cauda.
Promovida pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, a Lei Paulo Gustavo, regulamentada pelo Decreto Federal nº 11.525/2023, trata de ações emergenciais destinadas ao setor cultural, a serem adotadas em decorrência dos efeitos econômicos e sociais da Covid-19 em todo o País. Em Sorocaba, foram investidos R$ 5.063.547,90 em editais nas seguintes áreas: Produção Audiovisual; Reforma e manutenção de salas de cinema; Formação, qualificação e difusão na área de Audiovisual e Fomento à produção cultural, exceto Audiovisual.
O início das atividades será nesta quinta-feira (8), às 14h, com a exibição de filme “O Circo Sinfônico”, do grupo Barracão da Vó de Sorocaba, voltada aos alunos de escolas municipais. O evento contará a presença dos artistas e diretores que farão um bate-papo com público.
Na sexta-feira (9), a programação terá início às 18h30, com a recepção dos convidados, e às 19h, com a inauguração das melhorias. Em seguida, às 19h30, o Prof. Dr. Maestro Adriano Del Mastro Contó fará um recital de piano. Para participar, os interessados devem retirar os ingressos gratuitamente uma hora antes do evento.
Para Contó, a verba vinda por meio da lei federal de incentivo ao audiovisual afetará positivamente os músicos da região. “Com um auditório da Biblioteca Municipal de Sorocaba moderno e equipado, toda a classe audiovisual e artística de Sorocaba poderá ser beneficiada, o que penso ser uma vitória para todos do ramo”, conclui o maestro.
Adriano Del Mastro Contó é formado em Música Popular e Regência pela Unicamp. Fez Mestrado e Doutorado na USP e atua nas principais orquestras e salas de concerto do exterior e no Brasil, como a Sala São Paulo. Já trabalhou como professor e regente na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente realiza o projeto na UFSCar Sorocaba e é professor adjunto efetivo da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC), da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Administrada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), a Biblioteca Municipal foi inaugurada em 2004 e faz parte no Conjunto Arquitetônico do Alto da Boa Vista. Projetada pelo arquiteto Geraldo Cauby, seu prédio possui 3 mil m² de área construída e arquitetura moderna, com linhas inspiradas nas curvas de um livro aberto. Além do auditório com capacidade para 100 pessoas, o espaço público conta com saguão para exposições, salas de estudo, área para leitura, espaço para atividades de artesanato, ambiente infantil e espaço inclusivo.
A Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger” está localizada na Rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista. Mais informações podem ser obtidas, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, pelo telefone: (15) 3228-1955.