Auditório da Biblioteca Municipal de Sorocaba ganha modernização com projeto cultural contemplado pela Lei Paulo Gustavo

Auditório da Biblioteca Municipal de Sorocaba ganha modernização com projeto cultural contemplado pela Lei Paulo Gustavo Imagem por Secom/PMS e Texto por Secom/PMS
  • 06/08/2024 às 13:08
  • Atualizado 06/08/2024 às 13:08
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger” terá uma programação especial, nesta quinta e sexta-feira (8 e 9), para inaugurar melhorias feitas em seu auditório, por meio do projeto cultural do Prof. Dr. Adriano Del Mastro Contó, sorocabano que atua no cenário nacional como maestro e pianista, contemplado com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022). O espaço foi modernizado, com instalação de som de alta definição, potência e qualidade; tratamento acústico, que permitirá uma audição refinada; e um piano de cauda.

 Promovida pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, a Lei Paulo Gustavo, regulamentada pelo Decreto Federal nº 11.525/2023, trata de ações emergenciais destinadas ao setor cultural, a serem adotadas em decorrência dos efeitos econômicos e sociais da Covid-19 em todo o País. Em Sorocaba, foram investidos R$ 5.063.547,90 em editais nas seguintes áreas: Produção Audiovisual; Reforma e manutenção de salas de cinema; Formação, qualificação e difusão na área de Audiovisual e Fomento à produção cultural, exceto Audiovisual.

 O início das atividades será nesta quinta-feira (8), às 14h, com a exibição de filme “O Circo Sinfônico”, do grupo Barracão da Vó de Sorocaba, voltada aos alunos de escolas municipais. O evento contará a presença dos artistas e diretores que farão um bate-papo com público.

Na sexta-feira (9), a programação terá início às 18h30, com a recepção dos convidados, e às 19h, com a inauguração das melhorias. Em seguida, às 19h30, o Prof. Dr. Maestro Adriano Del Mastro Contó fará um recital de piano. Para participar, os interessados devem retirar os ingressos gratuitamente uma hora antes do evento.

Para Contó, a verba vinda por meio da lei federal de incentivo ao audiovisual afetará positivamente os músicos da região. “Com um auditório da Biblioteca Municipal de Sorocaba moderno e equipado, toda a classe audiovisual e artística de Sorocaba poderá ser beneficiada, o que penso ser uma vitória para todos do ramo”, conclui o maestro.

Adriano Del Mastro Contó é formado em Música Popular e Regência pela Unicamp. Fez Mestrado e Doutorado na USP e atua nas principais orquestras e salas de concerto do exterior e no Brasil, como a Sala São Paulo. Já trabalhou como professor e regente na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente realiza o projeto na UFSCar Sorocaba e é professor adjunto efetivo da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC), da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Administrada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), a Biblioteca Municipal foi inaugurada em 2004 e faz parte no Conjunto Arquitetônico do Alto da Boa Vista. Projetada pelo arquiteto Geraldo Cauby, seu prédio possui 3 mil m² de área construída e arquitetura moderna, com linhas inspiradas nas curvas de um livro aberto. Além do auditório com capacidade para 100 pessoas, o espaço público conta com saguão para exposições, salas de estudo, área para leitura, espaço para atividades de artesanato, ambiente infantil e espaço inclusivo.

A Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger” está localizada na Rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista. Mais informações podem ser obtidas, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, pelo telefone: (15) 3228-1955.