Apuração da eleição do Conselho Tutelar de Sorocaba continua nos próximos dias

- 06/10/2015 às 12:56
- Atualizado 12/09/2022 às 12:56
O resultado deve ser divulgado no dia 16 de outubro
Teve início nesta segunda-feira (dia 5) a apuração dos votos da eleição do Conselho Tutelar de Sorocaba no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). No total, 6.348 pessoas participaram da eleição no último domingo (dia 4) na Escola Estadual “Júlio Prestes de Albuquerque”. Neste primeiro dia foi contabilizado manualmente um pouco mais de 1 mil votos da 137ª Zona Eleitoral. As outras cinco urnas serão apuradas nos próximos dias e a previsão é que o resultado seja divulgado no dia 16 de outubro.
O voto era facultativo e cada pessoa podia votar em até 30 candidatos, dos 108 que concorrem ao cargo. “Toda a apuração está sendo acompanhada pelos integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Sorocaba (CMDCA), Prefeitura de Sorocaba, mesários, candidatos, fiscais e Ministério Público. Inclusive, o promotor Orlando Bastos Filho concordou que façamos a apuração de uma urna por dia por causa desta alta demanda”, comentou Ana Lucia Gardenal, presidente do CMDCA.
O lacre da primeira urna foi aberto às 9h e a contagem de votos teve início às 10h20. De acordo com o CMDCA, a contagem continuará nesta terça-feira (dia 6), quando serão apurados os votos da 271ª Zona Eleitoral; na quarta-feira (dia 7), será a vez da 342ª Zona Eleitoral. Os trabalhos continuarão na próxima semana a partir do dia 13, com a contagem de votos da 343ª Zona Eleitoral; no dia 14, 356ª Zona Eleitoral e no dia 15, 357º Zona Eleitoral.
A seleção pública vai preencher 30 vagas de membros titulares do Conselho Tutelar, além de 60 vagas para suplentes. O mandato será de quatro anos e a posse dos eleitos e suplentes ocorrerá no dia 10 de janeiro de 2016.
Sorocaba terá seis Conselhos Tutelares. A Secretaria de Desenvolvimento Social pretende colocar dois conselhos em cada uma das três regionais da divisão territorial da Assistência Social da cidade, com uma sede em cada regional. Porém, ainda não há prazo para que isso ocorra. Serão cinco integrantes em cada conselho. Os suplentes poderão substituir os conselheiros que se afastarem – mesmo que temporariamente – de suas funções por algum motivo, sejam férias ou licença-maternidade, entre outras situações.