Alunos das escolas da rede municipal receberam o projeto Clubinho Honda voltado a educação e segurança no trânsito ao longo de 2025

Alunos das escolas da rede municipal receberam o projeto Clubinho Honda voltado a educação e segurança no trânsito ao longo de 2025 Imagem por Secom/PMS e Texto por Secom/PMS
  • 04/12/2025 às 15:48
  • Atualizado 04/12/2025 às 15:48
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Ao longo deste ano, um total de aproximadamente 10.700 alunos, de 33 escolas da rede municipal de ensino, receberam a visita do projeto “Clubinho Honda – Trânsito amigo”, uma ação voltada à educação e segurança no trânsito, com foco no público infantil.

A ação resulta de uma parceria da Secretaria da Educação (Sedu) com a iniciativa privada, sem custos para o município, e foi realizada pela empresa Honda, durante os dois semestres de 2025. As crianças envolvidas no projeto são da faixa etária de quatro a 10 anos e o intuito foi conscientizar as futuras gerações para a construção de um trânsito melhor e mais harmonioso.

O projeto envolveu escolas com turmas do 1º ao 5º ano, promovendo de forma lúdica e divertida informações sobre algumas regras principais e segurança no trânsito. Cada sessão teve a duração de cerca de 50 minutos, reunindo as turmas de alunos das escolas visitadas.

A atividade consistiu na apresentação de vídeos didáticos sobre o trânsito, bate-papo com os alunos sobre os temas apresentados, além de brincadeiras com uma dupla de atores que buscam reforçar as informações transmitidas, de maneira lúdica. Além disso, ao fim de cada atividade, os alunos receberam um livreto com atividades temáticas que puderam levar para a casa.

“O Clubinho Honda é um programa preventivo sobre segurança no trânsito, que vem sendo aplicado pela empresa Honda desde 1992. Sendo que, ao longo dos anos, vem sendo aprimorado. As ações envolvem questões como o uso da faixa de pedestres, o funcionamento de semáforos, uso do cinto de segurança, entre outros. O público agora é de crianças, mas que, no futuro, poderão ser também motoristas e condutores de vários tipos de veículos e poderão estar mais conscientes sobre a responsabilidade no trânsito”, explicou a analista de desenvolvimento educacional da Honda, Natália Mazzilli Dias.

Willer, analista de planejamento de pilotagem, também opinou sobre o projeto. “A Honda possui um compromisso global de redução de acidentes de trânsito. Por meio dos Centros Educacionais de Trânsito Honda (CETHs), são promovidas ações educativas que visam aumentar a segurança dos usuários do trânsito, como cursos, palestras e o Clubinho Honda. Acreditamos que é fundamental preparar as futuras gerações para serem condutores responsáveis e conscientes.”

“É um orgulho por ver nossas crianças aprendendo de forma tão significativa e nosso compromisso, na Secretaria da Educação, é de continuar trazendo iniciativas que ampliem o conhecimento, a segurança e o bem-estar dos estudantes da rede municipal de Sorocaba”, ressaltou a gestora de Desenvolvimento Educacional da Sedu, Flávia Arruda Costa.