Alunos da rede municipal de ensino são atendidos com exames oftalmológicos e óculos gratuitos
Imagem por Secom/PMS e Texto por Secom/PMS - 20/12/2025 às 10:47
- Atualizado 20/12/2025 às 10:47
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), em parceria com a ONG Renovatio e o apoio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), realizou exames oftalmológicos para 300 alunos da rede municipal de ensino e vai proporcionar óculos de grau completos e gratuitos, dentre esses, a todos que precisarem. A realização dos exames foi feita, nos períodos da manhã e da tarde, desta quinta-feira (18), no Centro de Referência em Educação (CRE), no Jardim Saira.
A iniciativa colocou em prática uma lei, de autoria do vereador Toninho Corredor, que regulamenta e promove esse tipo de projeto, permitindo a parceria entre Poder Público e iniciativa privada, sem ônus para a municipalidade.
“Agradeço ao vereador, que propôs esse projeto de lei, que foi aprovado e essas ações que podem contemplar a população que mais precisa. Hoje temos aproximadamente 300 crianças inscritas passando por todos os exames necessários para que possam receber seus óculos e não ter mais dificuldades para enxergar”, disse o secretário da Educação, Fernando Marques.
Os exames foram feitos em um consultório volante, em um ônibus adaptado e equipado com a estrutura necessária para os exames, aproximando e facilitando o acesso das crianças ao atendimento oftalmológico especializado.
Logo após passar pelos exames, as crianças também tiveram a oportunidade de escolher, entre dezenas de modelos, o tipo de armação de óculos de sua preferência, adequada ao seu formato de rosto e à sua idade. Tudo no mesmo local e sem gastos para a família.
“’Visão sem ação é apenas um sonho, ação sem visão é apenas perda de tempo. Juntos, com visão e ação, podemos mudar o mundo’. Esse é o slogan da Renovatio, parceira nesse projeto, a quem agradeço por compartilhar nosso propósito de sempre melhorar o bem-estar e a vida das nossas crianças. E peço aos diretores de escola que se unam a nós para ampliar o alcance do projeto. No próximo ano, atenderemos ainda mais crianças, levando saúde ocular e dignidade a muitas famílias. Deus abençoe a todos.”
Além do secretário da Educação, Fernando Marques, e da presidente do Fundo Social, Rosangela Perecini, também estiveram presentes no CRE o vereador Toninho Corredor, autor da lei que regulamenta a ação, e o representante da ONG Juntos pela Visão, Brian Sasdeli, entidade parceira dessa iniciativa.
Projetos da Sedu atendem as crianças participantes
Além de dividir os atendimentos nos períodos da manhã e tarde, as crianças que realizaram os exames oftalmológicos puderam aguardar sua vez com entretenimento e diversão propostos por alguns dos vários projetos pedagógicos da Sedu e que estavam disponíveis para o público no local.
O projeto “Eu Pratico Esporte Educacional Escolar” esteve presente com o tabuleiro e peças do xadrez gigante e o jogo de badminton, além da orientação de profissionais da Sedu, que ensinaram as regras, tiraram dúvidas e jogaram com as crianças.
Também foram montados no local instalações dos projetos “Ana Maria Brócolis”, que é voltado à educação alimentar das crianças, e a Carreta Literária, com livros disponíveis para crianças de várias idades.